• Daniel Vilela afirma que educação é prioridade ao inaugurar escola em Aparecida

    Publicado em 21.01.2026 às 13:09

    O ano letivo de 2026 teve início nesta terça-feira (20/1) em toda a rede estadual de ensino, marcado pela entrega de obras e pela reafirmação do compromisso do Governo de Goiás com o fortalecimento da educação. Em Aparecida de Goiânia, o vice-governador Daniel Vilela inaugurou a nova sede do Colégio Estadual José Bonifácio da Silva, construída com investimento de R$ 5,6 milhões, e destacou que “a educação é prioridade do nosso governo”.

    Desde 2019, o Governo de Goiás já direcionou mais de R$ 9 bilhões para a área da educação, com foco na resolução de passivos de obras paralisadas e na mudança do padrão estrutural da rede estadual, que possuía mais de 500 unidades com necessidade urgente de reparos elétricos e hidráulicos. Segundo o vice-governador, o objetivo é “aprimorar as condições de ensino para estudantes e professores de todo o Estado”.

    Durante a solenidade, Daniel Vilela ressaltou que o desempenho escolar será decisivo para as escolhas de vida e para o futuro profissional dos estudantes. “Eu e todo o nosso time do governo temos trabalhado muito para que vocês possam ter o melhor desempenho educacional, porque isso vai ser determinante para o futuro de vocês”, afirmou. “A única preocupação dos pais é matricular os filhos, porque todos os materiais necessários para o bom desempenho dos estudantes são garantidos pelo governo”, enfatizou a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, que participou do evento.

    Na sequência, o vice-governador reforçou o apelo à dedicação dos alunos. “Valorizem essa oportunidade, se dediquem, estudem. Vocês estão em condições de competir com qualquer aluno deste país e de ingressar nas melhores faculdades”, disse, ao se dirigir aos mais de 800 estudantes da unidade.

    À frente da Secretaria de Estado da Educação, Fátima Gavioli afirmou que a diretriz do Governo de Goiás é encerrar definitivamente o modelo de unidades provisórias. “O governador Ronaldo Caiado nos deu a missão de não ter mais escolas de placa no estado, garantindo que todas sejam reconstruídas em alvenaria, para oferecer a dignidade e o respeito que alunos, professores e servidores merecem”, declarou.

    Para a diretora da unidade, Cristiane Alves, a entrega da nova sede representa uma mudança concreta na rotina escolar. “Nós estamos muito gratos. Essa nova escola nos traz dignidade. Tenho certeza de que alunos, pais e professores percebem como o Governo de Goiás tem investido em estrutura e no cuidado com as pessoas”, afirmou.

    O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, destacou a articulação entre as redes municipal e estadual para ampliar o atendimento e organizar a oferta de vagas. “Este é o primeiro ano da história em que realizamos um reordenamento entre a educação do Estado e do município, reorganizando vagas e trabalhando em comum acordo para que todas as crianças, jovens e adolescentes da nossa cidade estejam dentro da sala de aula”, disse.