• Prefeito Vilela concentra agenda da semana em visita a escolas e CMEIs de Aparecida

    Publicado em 24.01.2026 às 18:05

    Recepções calorosas, abraços coletivos, gestos de gratidão que emocionaram até os corações mais contidos e discursos enfáticos em defesa da dignidade das crianças. É esse o resumo desta semana da volta às aulas em Aparecida, que teve pela 1ª vez um prefeito entregando materiais escolares e uniformes para todos os alunos já no início do ano letivo, incluindo agasalhos, tênis e papetes. O próprio prefeito Leandro Vilela fez questão de se encontrar com os alunos de 30 escolas, entregando os kits às crianças.

    As entregas com a presença do prefeito começaram na terça (20), na Escola Municipal João Cândido da Silva, no Papillon Park. Ele e a secretária de Educação, professora Núbia Farias, abriram lá oficialmente o ano letivo da rede de Aparecida. Vilela, Núbia, a primeira-dama Lana Bezerra e o vice-prefeito João Campos seguiram entregando os materiais e uniformes na quarta e quinta, finalizando hoje (23) no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Buriti Sereno.

    Com planejamento e prazos cumpridos rigorosamente, a Prefeitura de Aparecida garantiu mais de 44 mil kits de materiais escolares e uniformes para todos os alunos da rede municipal, nas suas 94 unidades de ensino. Quem ainda não recebeu, receberá nos próximos dias, conforme assegura o prefeito Vilela.

    Ele lembrou que a entrega dos materiais e uniformes foi um compromisso assumido por sua gestão em 2025. Neste 1º ano da nova administração, a gestão Vilela, ao se deparar com dezenas de escolas depredadas e sem manutenção, investiu quase R$ 40 milhões na melhoria da infraestrutura educacional. O objetivo foi dar aos alunos segurança e conforto em ambientes arejados, favorecendo a aprendizagem.

    “Dar esse uniforme é um ato de respeito. Esse é o motivo da nossa luta, do processo de melhoria na educação da nossa cidade, porque é através da qualificação que essas crianças estarão se preparando para um mercado de trabalho futuro”, ressaltou Vilela. *Ele esteve acompanhado por vereadores em todas as escolas que visitou, aproveitando para conferir reformas concluídas recentemente e monitorar obras e reparos em andamento.*

    O prefeito lembrou que, em 2025, mesmo assumindo a gestão com uma dívida de R$ 500 milhões deixada pela administração anterior, ainda assim conseguiu climatizar todas as salas de aula, reformar completamente quatro escolas (tendo mais uma reforma geral em andamento) e substituir o telhado precário de 24 unidades. “Nessas escolas, chovia mais dentro das salas do que fora”, pontuou Vilela.

    O que vem nos kits

    Ao todo, estão sendo entregues 45.238 kits de uniformes, que incluem mochila e estojo, agasalho, um par de tênis, meias para os alunos do ensino fundamental, além de short-saia e regata para as alunas, e bermuda e regata para os alunos. Cada estudante também recebe dois conjuntos de calça de malha e camiseta de gola redonda, totalizando 90.476 peças.

    Além dos uniformes, a Prefeitura distribui kits de material escolar para os alunos da pré-escola e do ensino fundamental. Para as crianças das creches, são entregues ainda 6 mil pares de papetes. As entregas seguirão nos próximos dias, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação.

    Respeito às famílias e às crianças

    Secretária de Educação, professora Núbia Farias disse que o prefeito Vilela foi enfático ao determinar que nenhum aluno começaria o ano sem uniforme e material, em respeito às famílias e às crianças. “Isso impacta diretamente na autoestima do aluno, no aprendizado e na tranquilidade das famílias.”

    E as crianças, sinceras como são, reconheceram o respeito com o qual estão sendo tratadas. “Eu gostei muito da mochila e do tênis. Agora todo mundo começa igual e dá mais vontade de vir para a escola”, disse Miguel Felipe Pereira Matos, aluno do 3º ano na Escola João Cândido da Silva.

    Miguel e outras crianças deixaram o prefeito de olhos marejados em várias ocasiões, nesta semana. Emocionado, Vilela garantiu: “Vamos honrar nossas crianças a cada dia mais.” O gestor traçou um panorama do atual momento em Aparecida. “A mudança dá para ver, ela já acontece, inclusive, de procedimentos e de culturas. É assim que nós tratamos as nossas crianças aqui.”

    Foto Rodrigo Estrela e Jhonney Macena / Secom Aparecida