Entidades, partidos aliados e órgãos federais se mobilizam para Governo do Brasil na Rua em Goiânia
Uma reunião preparatória para o programa Governo do Brasil na Rua, em Goiânia, foi realizada na noite desta segunda-feira (26/01) com a presença de representantes de órgãos federais e dos principais movimentos sindicais e sociais do estado, além de partidos progressistas da base do governo federal.
O evento ocorrerá no dia 26 de fevereiro, com a participação do ministro Guilherme Boulos, e visa aproximar ainda mais as políticas públicas do governo federal da população.
Presidenta estadual do PT, a deputada federal Delegada Adriana Accorsi disse que o encontro foi uma oportunidade excelente de ouvir sugestões para a organização do evento e fortalecer a mobilização das entidades.
Em seu discurso, ela observou que os partidos de esquerda têm de estar de mãos e braços dados com o movimento social e o movimento sindical.
Segundo Adriana, o programa Governo do Brasil na Rua vem para Goiânia, para Goiás, para mostrar o trabalho do governo do presidente Lula, como ele transforma a vida das pessoas, e pode fazer muito mais.
“Vem trazer a verdade e nós somos também ferramentas e instrumentos para essa verdade chegar até as pessoas”, pontuou.
“Nesse momento em que enfrentamos a extrema-direita, em que buscamos garantir as políticas públicas com as quais estamos reconstruindo o país, junto com o presidente Lula, mais do que nunca nós temos que estar unidos e unidas”, conclamou.
O Governo do Brasil na Rua vai trazer para Goiânia uma Feira da Cidadania, reunindo diversos programas federais, serviços e ações voltadas diretamente ao povo. A programação também inclui uma grande plenária com movimentos sociais e sindicais, além de partidos de esquerda.
Estiveram na reunião, entre outros, representantes da Associação dos Docentes da UFG – Adufg, Central Única dos Trabalhadores – CUT-GO, Sindicato dos Trabalhadores da UFG – Sint-Ifes, Sindicato dos Trabalhadores da Educação – Sintego, União Estadual dos Estudantes – UEE , Comissão Pastoral da Terra – CPT-GO, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, Federação dos Trabalhadores da Agricultura -Fetaeg, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MTRST, Bloco Não é Não, Centro Popular da Mulher, Movimento LGBTQIA+, Compur, Fetraf, Fegam, Intersindical, entre outras entidades. Do governo federal, participaram a Superindendência do Iphan, Superintendência de Cultura do Ministério da Cultura, Superintendência Regional do Trabalho, Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Os Partidos da Frente Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e da Federação Rede e PSOL. Os parlamentares deputada Bia de Lima e deputado Mauro Rubem, vereador Edward Madureira também participaram, assim como representantes do vereadores Kátia Maria e Fabrício Rosa.
Novas informações serão divulgadas assim que a programação estiver totalmente definida.
Governo na Rua
O “Governo do Brasil na Rua” vai passar por todos os 27 estados, aproximando o governo do presidente Lula do povo e ouvindo as demandas populares. De acordo com o ministro Guilherme Boulos, 11 ministérios estão envolvidos e as pessoas poderão acessar sem agendamento e sem burocracia programas como:
– Pé de Meia
– Reforma Casa Brasil
– Sin Patinhas (RG animal e veterinários)
– Atendimento do INSS
– Acredita para empreendedores
– Mov CEU (ilha de edição)
– Carreta Digital, com curso de robótica, consertos de celulares e impressora 3D
– Atendimento médico do SESI/SENAI e cursos profissionalizantes
– ID Jovem
– Atendimento do SEBRAE
– Tenda Lilás de orientação e apoio às mulheres vítimas de violência.