Educação de Goiânia conquista reconhecimento nacional com Selo Ouro em Alfabetização
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), conquistou pelo segundo ano consecutivo o Selo Ouro pelo Compromisso Nacional com a Alfabetização. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na segunda-feira (9/2) e reafirma o compromisso da gestão municipal com a qualidade das políticas públicas e o alcance de resultados positivos em nível nacional.
“Esse resultado mostra que nossas crianças estão aprendendo na idade certa e que as políticas educacionais estão dando resultado. Esse resultado vem de investimento contínuo, formação de professores, acompanhamento dos indicadores e fortalecimento das ações pedagógicas nas escolas”, afirmou o prefeito, ao detalhar que o selo é válido por um ano, contado a partir da data de entrega, que será realizada nos próximos dias.
Com a certificação, Goiânia reforça seu protagonismo no cenário nacional e segue avançando na implementação de políticas públicas que promovem desenvolvimento, equidade e melhoria da qualidade de vida da população. “Esse selo demonstra o esforço coletivo dos gestores, dos professores e de toda comunidade escolar para garantir a alfabetização na idade certa”, destacou a titular da SME, Giselle Faria.
Reconhecimento
O Selo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada avalia os esforços das secretarias de educação municipais e estaduais em várias dimensões, incluindo adesão a políticas de alfabetização, colaboração entre entes federativos, institucionalização e implementação de políticas de alfabetização, ações de formação de professores e gestores, e distribuição de materiais didáticos complementares, conforme disposto no Edital nº 10 de 26 de setembro de 2024.
O selo é dividido em três categorias: Categoria Bronze, para secretarias de Educação que obtiverem pontuação entre 45 e 64 pontos; Prata, para secretarias de Educação que obtiverem pontuação entre 65 e 84 pontos; e Ouro, para aquelas que obtiverem pontuação entre 85 e 100 pontos.
Foto: Valquíria Duarte