• PATA ultrapassa 3,1 mil procedimentos e reforça política de bem-estar animal em Aparecida

    Publicado em 12.02.2026 às 15:09

    A política de bem-estar animal da Prefeitura de Aparecida de Goiânia alcançou um novo marco em 2026, revelado nos índices de produtividade do Centro de Castração Animal PATA. Em apenas oito meses de funcionamento, o PATA – implantado pela gestão do prefeito Leandro Vilela e idealizado pela médica Lana Bezerra – já realizou mais de 3,1 mil castrações em cães e gatos. O serviço entrou para a história do município como o primeiro centro público e totalmente gratuito dedicado ao controle populacional responsável de animais.

    Só em 2025, no primeiro ano de operação do PATA, foram mais de 2,5 mil castrações. Segundo estimativas técnicas, é o suficiente para evitar o nascimento de centenas de milhares de novos animais que poderiam ser abandonados nas ruas à própria sorte. É uma política pública abrangente, para além das castrações, que se consolidou como uma das mais estruturadas de Goiás com vacinação contínua, microchipagem e educação em guarda responsável.

    Além disso, a Prefeitura de Aparecida segue investindo na ampliação da rede de cuidado com os animais com a realização de ações itinerantes de castração de animais de população vulnerável como os moradores dos assentamentos e ocupações, por meio do programa PATA mais perto de você.

    Em paralelo, a gestão municipal realizou mais de 10 eventos de adoção em 2025, e outros três já em 2026, garantindo um novo lar para mais de 300 animais resgatados ou abandonados.

    Toda essa estrutura é financiada com recursos das multas ambientais aplicadas a quem descarta lixo de forma irregular, uma determinação do prefeito Leandro Vilela que converte penalidades em políticas de cuidado, proteção e saúde pública.

    A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Pollyana Borges, reforça que Aparecida vive um momento histórico.

    “A gestão do prefeito Leandro Vilela enfrenta o problema com seriedade e comprometimento. Criamos o primeiro Centro de Castração da cidade, ampliamos os eventos de adoção e estamos entregando um novo espaço para castração de animais de rua. Tudo isso garante cuidado, dignidade e respeito aos animais, e também melhora a saúde pública. Adoção responsável salva vidas, e isso já mudou a realidade de centenas de famílias e animais em Aparecida.”

    “Política pública permanente e expansiva”

    A médica-veterinária Andrea Gil, coordenadora do Programa PATA, explica que os impactos são mais amplos do que os números sugerem.

    Andrea enfatiza: “Estamos executando um manejo populacional ético responsável que beneficia os animais em várias frentes, seja na castração, no acolhimento dos que foram resgatados das ruas e maus-tratos, na vacinação e no encaminhamento desse cão, desse gato a um lar definitivo, que o receberá com amor e carinho. Portanto, é uma política pública permanente e expansiva, que envolve diversos atores nesse objetivo de transformar a realidade dos animais, envolvendo também o cidadão com planejamento, técnica e muito compromisso.”

    Expansão da rede de cuidado com novas entregas em 2026

    Paralelamente às castrações e adoções, Aparecida avança na implantação do Centro de Acolhimento e Tratamento Animal (CATA). A nova unidade, com obras já na reta final, será responsável por oferecer pré e pós operatório dos animais de rua que serão castrados pelo PATA.

    A entrega do CATA marcará um novo ciclo da política de bem-estar animal em 2026, fortalecendo o acolhimento, ampliando a infraestrutura e garantindo mais dignidade ao cuidado com os animais do município.