Em um ano, atendimentos do CadÚnico mais que dobram em Anápolis
Os atendimentos da Prefeitura de Anápolis relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico) mais que dobraram no último ano. Após registrar 24.157 atendimentos em 2024, o município alcançou 59.019 em 2025. Isso representa um crescimento de 144%.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Políticas Sociais, o serviço desempenha papel essencial na garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade. O CadÚnico é a principal porta de acesso a benefícios como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de diversos programas nas esferas federal, estadual e municipal.
Para a diretora de benefícios socioassistenciais e de transferência de renda, Giselli Carvalhaes, o avanço é resultado de medidas estratégicas adotadas em 2025. Entre as ações, destaca-se a criação do CadÚnico Itinerante, que levou os serviços para bairros mais afastados e regiões com maior vulnerabilidade social.
“A iniciativa facilitou o acesso de famílias que enfrentavam dificuldades de deslocamento até a unidade fixa, descentralizando o atendimento e reduzindo filas. Assim, conseguimos ampliar o número de cadastros, atualizações e orientações, garantindo que mais pessoas acessassem os programas sociais”, afirmou.
A diretora também reforça a importância da atualização cadastral. “Manter o cadastro atualizado a cada dois anos evita bloqueios, suspensões ou cancelamentos de benefícios, além de assegurar que as informações reflitam a realidade da família. Com dados corretos, o poder público consegue direcionar melhor as políticas sociais”, finalizou.