Adriana Accorsi promove aula de defesa pessoal para mulheres da agricultura familiar
A deputada federal Delegada Adriana Accorsi promoveu uma aula de defesa pessoal nesta quinta-feira (12/3) durante o Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg) no Lago Verde, em Goiânia. No mês das mulheres, o evento teve o objetivo de valorizar a força, a luta e a importância das agricultoras para o desenvolvimento de Goiás.
“Este encontro representa a força das mulheres agricultoras familiares de Goiás. Somos nós que ajudamos a produzir alimentos, cuidar da terra e fortalecer nossas comunidades”, destacou a secretária de Mulheres Agricultoras Familiares da Fetaeg, Ariana dos Santos Souza.
Na abertura da aula de autodefesa, Adriana Accorsi agradeceu Ariana pela parceria e parabenizou as mulheres presentes. “Vocês são nossas lideranças, que estão em todo o estado lutando pelos direitos das mulheres e pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras”, destacou.
O combate à violência contra a mulher é uma prioridade de Adriana Accorsi. A parlamentar entende que a autodefesa, tanto do ponto de vista físico, como psicológico, é uma forma das mulheres se salvarem. “É a nossa vida que está em jogo, é a vida das nossas filhas, das pessoas que a gente ama. E a defesa pessoal é uma forma da gente ficar viva para denunciar nossos agressores e procurar os nossos direitos”, afirmou.
Experiente como delegada de Polícia Civil, a deputada federal Adriana Accorsi acredita que a autodefesa é uma ferramenta poderosa para fortalecer, ampliar a segurança e reafirmar o direito das mulheres de viver sem medo. Segundo ela, prevenir a violência também passa por fortalecer mulheres, ampliar a consciência e construir caminhos de autonomia financeira e proteção. “Seguiremos apoiando iniciativas que transformam realidades e salvam vidas”
Essa aula para as mulheres da Fetaeg foi a segunda promovida pelo mandato de Adriana Accorsi. A primeira ocorreu em dezembro de 2025, dentro da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Na ocasião, a parlamentar realizou uma atividade aberta no Bosque dos Buritis com a metodologia Empodere-se, de autodefesa feminina. A Empodere-se é uma instituição que, entre outros serviços, elabora técnicas físicas e psíquicas de autodefesa feminina, com uma equipe de artistas marciais, advogadas, psicólogas e assistentes sociais.
Outro caminho de empoderamento para as mulheres, segundo Adriana Accorsi, é a autonomia financeira, para que elas tenham independência e possam sair de um relacionamento abusivo, com condições de sobreviver e criar seus filhos com dignidade. A deputada federal também voltou a apontar a importância da participação na política, seja no partido, no sindicato, seja numa associação, numa cooperativa ou organizando as mulheres pelo seu direito à terra para trabalhar com dignidade.
“Essa é uma luta que garante os nossos direitos, porque é na política que são tomadas decisões importantes”, alertou reiterando seu apoio ao presidente Lula e à luta pela reforma agrária, os direitos das famílias, da agricultura familiar e os direitos das mulheres.