• Caiado e Gracinha destacam avanços sociais do estado no 4º Encontro de Primeiras-Damas de Goiás

    Publicado em 26.03.2026 às 15:03

    O governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e a futura primeira-dama Iara Vilela reforçaram o compromisso com a parceria em prol dos municípios e o fortalecimento das ações de assistência social em todo o território estadual durante o 4º Encontro de Primeiras-Damas do Estado de Goiás. O evento foi realizado nesta quarta-feira (25/3), em Goiânia.

    Na ocasião, o chefe do Executivo goiano ressaltou a força da conexão entre o Governo de Goiás e as primeiras-damas de todo o território estadual. “O governo precisa ter essa sintonia. Temos a noção clara de que esse trabalho repercutiu acima de todos os outros estados diante da capacidade de convergência de todas as primeiras-damas em Goiás, de toda a área de assistência social”, ressaltou Caiado.

    O governador destacou que conta com as primeiras-damas dos municípios também para o combate ao feminicídio em Goiás, e pediu que elas  “se reúnam sempre com os agentes comunitários de saúde e assistentes sociais, exijam relatos de situações nítidas de convivência agressiva do companheiro com sua mulher. Vocês vão ver o ditado, que já é um mandamento meu: em briga de marido e mulher não se mete a colher, nós vamos meter a algema”, enfatizou.

    Gracinha Caiado reforçou a importância da aliança firmada com as primeiras-damas de todo o estado: “Sabemos que o que foi construído aqui não é apenas um programa, é uma rede de apoio de todas as primeiras-damas do estado de Goiás. Foram sete anos em que nós percorremos um caminho de levar apoio às pessoas mais carentes, onde o estado não chegava antes”, afirmou.

    Sobre o futuro do Goiás Social, Gracinha ressaltou que conta com Iara Vilela para a continuidade do programa com excelência: “Iara, a sua presença aqui reafirma a visão que Goiás aprendeu a valorizar. A de que a área social exige sim sensibilidade, continuidade e compromisso verdadeiro com as pessoas”, concluiu.

    Daniel Vilela destacou que Goiás é referência no Brasil com a maior e melhor rede de proteção social do país. Ele aproveitou a ocasião para agradecer a primeira-dama Gracinha Caiado por todo o trabalho social feito no estado: “Nossa líder do gabinete de políticas sociais, Gracinha Caiado, sem dúvida nenhuma merece todo o reconhecimento pela transformação social que as famílias humildes viveram ao longo desses últimos anos, graças a esse trabalho determinado e competente”, enfatizou.

    Daniel reforçou, ainda, que cumprirá a missão de continuar com os trabalhos sociais quando assumir o Palácio das Esmeraldas. “O compromisso, determinação e dedicação será de continuar a garantir as conquistas que os goianos obtiveram sobre a liderança do nosso governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado. Vocês podem ter certeza que eu e Iara estamos determinados a fazer tudo que puder ser feito para avançar e para melhorar cada um dos programas”, enfatizou.

    Futura primeira-dama de Goiás, Iara Vilela afirmou que recebe a missão de coordenar os programas sociais do estado com “o coração cheio de emoção e responsabilidade. Podem contar comigo para continuarmos avançando, acolhendo e transformando vidas por meio do Goiás Social”, reafirmou. Iara também agradeceu a presença das demais primeiras-damas, que “fazem parte de todo o processo para que essas ações e projetos sociais sempre tenham muito sucesso”.

    Adryanna Caiado, diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás, reafirmou a importância do trabalho conjunto entre as primeiras-damas de todo o estado: “Este encontro simboliza a união de esforços, a troca de experiências e, acima de tudo, o compromisso coletivo com aqueles que mais precisam. Sabemos que em cada município a atuação das primeiras-damas tem um papel fundamental no fortalecimento das políticas sociais”, afirmou. Adryanna concluiu dizendo que as primeiras-damas “são a ponte entre as necessidades da população e as ações que podem transformar realidades”.

    O encontro reuniu cerca de 1000 pessoas, entre primeiras-damas e representantes da área social dos municípios goianos, com o objetivo de promover a troca de experiências entre as gestões municipais e apresentar programas, ações e projetos desenvolvidos pelo Goiás Social e pela OVG. Também buscou ampliar o diálogo com os municípios e aproximar lideranças locais das políticas públicas estaduais voltadas à assistência social, ao combate à pobreza e à promoção da dignidade das famílias em situação de vulnerabilidade.

    Durante o evento foram apresentados programas sociais em execução no Estado, estratégias de atendimento à população vulnerável e ações integradas entre Estado e municípios, além de orientações para ampliar o acesso das cidades às iniciativas sociais do Governo de Goiás. A programação contou ainda com a palestra da jornalista e empresária Mônica Salgado, autora do livro “A Vida que Não Postamos”.

    Espaço de articulação
    O 1º Encontro de Primeiras-Damas foi realizado em 29 de março de 2022. O evento reuniu, no Palácio das Esmeraldas, representantes de mais de 200 municípios goianos. Em época de pandemia, os encontros virtuais e todo o trabalho de capacitação ocorreram por meio da Gerência Social, um grupo criado no âmbito da OVG para desenvolver uma série de serviços.

    O evento se consolidou como um espaço estratégico de articulação social e reuniu representantes municipais de diversas regiões do Estado, com contribuições para fortalecer parcerias que ampliam o alcance das políticas públicas e dos programas sociais em Goiás.

    Adriana Souza, presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e primeira-dama de Acreúna, homenageou Gracinha Caiado e reforçou seu intenso trabalho social em todo o Estado. “A Gracinha não ocupou apenas um cargo, ela viveu um propósito. Sua atuação foi além de agendas institucionais, tocou vidas, fortaleceu políticas públicas e, sobretudo, deu voz e visibilidade àqueles que mais precisavam. Sua sensibilidade, firmeza e compromisso com o social inspiram todas nós a irmos além, a fazer o melhor. Ela deu o exemplo que cuidar das pessoas é a mais nobre das missões.”

    Em parceria com o Goiás Social, a equipe da Gerência de Gestão Social e Avaliação da OVG promove debates, encontros e capacitações para prefeitos, primeiras-damas, gestores e trabalhadores sociais. O trabalho, idealizado por Gracinha Caiado, criou uma rede de proteção social voltada ao fortalecimento das ações destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado.

    Cofinanciamento
    Ainda no evento foi anunciado o Cofinanciamento Estadual 2026, que garante R$ 30 milhões aos Fundos Municipais de Assistência Social de 232 municípios goianos. O recurso garante a luta pela dignidade financeira da população que mais precisa e pode ser utilizado em serviços, compra de equipamentos para Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado (Creas), pagamento de benefícios eventuais e no pagamento de servidores da área de assistência social.

    Dos municípios beneficiados, 172 recebem os valores de forma integral, enquanto 60 tem os recursos depositados de forma parcial, de acordo com o percentual gasto no Cofinanciamento Estadual 2025. Desde 2021, o Estado de Goiás investiu R$ 131,9 milhões nos municípios por meio dos cofinanciamentos.