Avenida Independência vira grande rua de lazer aos domingos, em Aparecida
O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, e a primeira-dama, Lana Bezerra, lançaram neste domingo (17) o projeto Avenida Mais Ativa na Avenida Independência, para estimular a prática de corrida e o lazer das famílias. A partir de hoje, um trecho de 1 km da Independência, na altura do Aparecida Shopping, ficará fechado das 6h às 9h, transformando a via numa grande rua de lazer.
A segurança dos frequentadores será feita por equipes da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Mobilidade e Trânsito. Eles terão à disposição banheiros químicos cedidos pela Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana e poderão usar também os banheiros e bebedouros do piso térreo do Aparecida Shopping, um dos apoiadores da iniciativa.
“Estamos incentivando a população a vir para cá para cuidar da saúde, socializar e ter momentos de união entre as famílias. É um projeto extraordinário, que promove bem-estar, qualidade de vida, convívio harmônico entre todos e saúde também mental”, relacionou o prefeito Vilela.
O Avenida Mais Ativa foi idealizado pela primeira-dama Lana Bezerra. Ela é médica e apoiadora de ações que estimulam um estilo de vida mais saudável, com prática de atividades físicas. “O esporte muda vidas, muda mentalidade, muda estado de depressão e de obesidade. E nada melhor do que um espaço como esse para trazer as famílias, os filhos, passear com os cachorros e conviver.”
Capital goiana de incentivo ao esporte
O projeto Avenida Mais Ativa é coordenado pelo educador físico Júnior Madureira. Ele frisou que a avenida fica reservada não só para corrida, mas para caminhada, um momento de conversa descontraída, um passeio com os pets e até para futebol de golzinho. Madureira comemorou: “É mais um importante dado passo pela gestão do prefeito Leandro Vilela, com esse estímulo da primeira-dama Lana, para tornar Aparecida a capital goiana de incentivo ao esporte”.
O Avenida Mais Ativa já ocorre há 1 ano e 3 meses na Avenida Rio Verde e reúne lá cerca de 700 pessoas, aos sábados. Madureira adiantou que o projeto será levado a mais regiões de Aparecida, sendo a próxima delas, a Vila Brasília.
Atleta aparecidense da Caminhada Ecológica elogia ação
Corredor amador há 20 anos e representante de Aparecida na Caminhada Ecológica, Fernando Rodrigues se sentiu prestigiado com a chegada do Avenida Mais Ativa à Avenida Independência. “A gente está trazendo o povo para a avenida e tirando essas pessoas do posto de saúde, dos hospitais”, argumentou ele.
Fernando já participou três vezes da Caminhada Ecológica, na qual dezenas de pessoas caminham 310 km em cinco dias, de Trindade a Aruanã, conscientizando para a preservação do cerrado e do Rio Araguaia. Ele foi uma das mais de 600 pessoas que prestigiaram hoje a novidade na Avenida Independência.
Em apoio ao Avenida Mais Ativa, várias empresas ofereceram serviços e conveniências aos participantes na Avenida Independência. Eles tiveram acesso gratuito a sucos naturais, água gelada, frutas e massagem cedidos pelos grupos de corredores e empresas Pace Friends, Mulheres Impactadas, Kelloin Sucos, SOS Vidas, Água Bela Vista, Approvec, Treino Delas, Viva + Fisio, BlueFit, Vitta Pane, WM Telecom, Drogaria Pacheco, Droga Forte e SOS 24h Vidas.
Também participaram do evento os secretários municipais Carolina Araújo (Assistência Social e Políticas Públicas Para as Mulheres) e Coronel Éder Fernandes (Segurança Pública e Mobilidade e Trânsito).