• Presidente da Comissão Europeia pede a idosos que evitem contato

    Publicado em 12.04.2020 às 10:54

    A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, diz que o contato com as pessoas mais velhas deve ser evitado, pelo menos até final do ano. 

    Numa entrevista ao jornal alemão Bild, publicada este domingo, Ursula Von der Leyen, deixa o alerta: “Enquanto não houver uma vacina é preciso limitar os contactos das pessoas mais velhas, em particular as que vivem em lares”

    Por agora é preciso disciplina e paciência, até porque, diz a presidente da Comissão Europeia o desenvolvimento de uma vacina por um laboratório europeu só deve acontecer perto do final do ano. 

    Na mesma entrevista, a responsável advertiu a Hungria sobre a possibilidade de abrir um procedimento, caso as restrições adotadas devido ao novo coronavírus forem “excessivas”. Lembrou ainda que as mesmas devem ser “proporcionais, limitadas no tempo e controladas democraticamente”.
    No final de março, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, aprovou várias medidas que concedem ao Governo poderes extraordinários e por tempo ilimitado no combate à pandemia. 

    A presidente da Comissão Europeia desaconselhou ainda a realização de reservas para férias de verão devido à impossibilidade de previsões fiáveis acerca dos efeitos da pandemia do novo coronavírus. 

    “Recomendo esperar antes de fazer planos. Neste momento, ninguém pode fazer previsões confiáveis para julho e agosto”, disse Ursula von der Leyen. (RTP, emissora pública de Portugal)