• Marconi assume compromissos com pensionistas militares e defende isonomia na segurança pública

    Publicado em 25.08.2026 às 09:07

    O candidato ao governo estadual pela coligação “Goiás Pode Muito Mais”, Marconi Perillo (PSDB), assumiu nesta segunda-feira (24) o compromisso de atender a uma antiga reivindicação das pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás. Ele afirmou que, se eleito, determinará o pagamento das diferenças salariais apontadas pela categoria e reforçou que a valorização dos profissionais da segurança pública — ativos, inativos e pensionistas — estará entre as prioridades de sua gestão.

    Durante a agenda, Marconi foi recebido pela presidente da Associação das Pensionistas Militares, Divina Roberta da Silva, e pela vice-presidente da entidade, Valdeci Custódia de Jesus Silva, além de demais integrantes do grupo.

    O encontro também contou com a presença do presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM e BM de Goiás (ACS), subtenente PM Gilberto Cândido de Lima, e do sargento Roberto Fernandes, líder da Associação dos Militares Inativos de Goiás. A candidata a vice-governadora na chapa tucana, Jaqueline Zaiden (PSDB), também participou da reunião.

    Ao expor a principal reivindicação da categoria, o presidente da ACS, subtenente Cândido, relatou que parte das pensionistas enfrenta perdas financeiras nos vencimentos há anos e cobrou uma solução imediata. Em sua manifestação, ele destacou a situação das viúvas de militares que, segundo ele, passam a receber apenas 70% da remuneração a que tinham direito quando os cônjuges estavam na ativa, gerando um passivo histórico.

    Ao responder à demanda, Marconi assumiu publicamente o compromisso de quitar a diferença caso seja eleito. “Eu vou pagar essa diferença”, garantiu o candidato. Segundo ele, a medida beneficiará aproximadamente 1.861 pensionistas, com um impacto financeiro estimado em R$ 5 milhões mensais aos cofres do Tesouro estadual.

    “Trata-se de uma questão de justiça com essas mulheres, que tiveram sucessivas perdas em seus benefícios. Já determinei que este compromisso seja imediatamente inserido no meu Plano de Governo”, destacou Marconi.

    Para dar credibilidade à proposta, o candidato tucano rememorou iniciativas adotadas em suas gestões anteriores para solucionar passivos do Estado com o funcionalismo. Como exemplo, citou a reincorporação de servidores demitidos da antiga Caixego, apresentando o episódio como prova de que é possível enfrentar e resolver problemas de grande magnitude, mesmo quando se acumulam ao longo dos anos.

    Isonomia e valorização
    Além da pauta específica dos pensionistas, Marconi dedicou parte de seu discurso à valorização contínua das forças de segurança pública. O candidato criticou as recentes diferenças de tratamento entre policiais da ativa e da reserva, afirmando que pretende resgatar a política de isonomia para a categoria. “Eu não vou aceitar, em hipótese alguma, que as nossas polícias sejam divididas”, assegurou.

    O tucano defendeu ainda que benefícios e políticas de valorização sejam estruturados de maneira equilibrada, contemplando tanto aqueles que estão na linha de frente quanto os que dedicaram a vida à segurança pública e hoje estão na reserva. Ele recordou ações adotadas em seus governos anteriores, que envolveram reajustes salariais, promoções, melhoria na estrutura das corporações, renovação de equipamentos e melhores condições de trabalho. “Sempre houve simetria, isonomia e valorização para todos”, ressaltou.

    *Legenda:* Marconi Perillo se reúne com pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e assume compromisso de pagar diferenças nos benefícios

    Foto: Henrique Luiz