Marconi propõe nova onda de desenvolvimento com tecnologia, inovação e inteligência artificial em Goiás
O candidato ao Governo de Goiás pelo PSDB, Marconi Perillo, afirmou que pretende liderar uma nova etapa de desenvolvimento econômico no Estado, alicerçada em tecnologia, inteligência artificial, pesquisa científica, inovação e qualificação profissional. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (31/8), durante sabatina na Rádio São Francisco 97.7 FM, em Anápolis.
Marconi classificou o projeto como uma “quarta onda de desenvolvimento” para Goiás. Segundo ele, depois do fortalecimento de setores como o agronegócio e da expansão industrial, o Estado precisa se preparar para aproveitar as transformações provocadas pelas novas tecnologias.
“Agora é chegada a hora de uma quarta onda de desenvolvimento para valer, com vistas ao que a gente tem hoje em termos de tecnologia, inteligência artificial, avanços das mais variadas formas da tecnologia, na pesquisa científica, na inovação. Eu estou chamando essa nova onda de revolução tecnológica”, destacou.
O candidato defendeu que universidades, centros de pesquisa, institutos tecnológicos, setor privado e poder público trabalhem de forma integrada para transformar Goiás em um ambiente capaz de produzir conhecimento, atrair investimentos e gerar empregos qualificados.
UEG
Um dos pilares do projeto apresentado por Marconi é o fortalecimento da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O candidato afirmou que pretende restabelecer a destinação de 2% do orçamento para a instituição e ampliar os investimentos em pesquisa. “Nós vamos colocar dinheiro na UEG, 2% do orçamento, e vamos investir mais recursos na Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg)”, declarou.
Segundo Marconi, a universidade deverá exercer papel central na estratégia de desenvolvimento tecnológico. “A UEG vai ser a âncora desse projeto todo. Nós vamos investir, no primeiro ano, cerca de R$ 600 milhões, começando esses projetos todos, que vão buscar também recursos federais e recursos privados e parcerias com todas as instituições, especialmente as universidades federais e os institutos tecnológicos”, explicou.
O candidato tucano também defendeu a implantação de parques tecnológicos e ambientes voltados à inteligência artificial, com programas de apoio a aceleradoras, incubadoras e startups. A proposta, de acordo com o governadoriável do PSDB, permitirá aproximar a formação universitária das novas demandas do mercado e criar oportunidades principalmente para jovens que vivem no interior.
Anápolis
Durante a entrevista, Marconi também destacou o papel de Anápolis nessa nova etapa de desenvolvimento. O candidato lembrou a expansão industrial registrada na cidade durante suas administrações e citou a chegada da montadora Caoa e a consolidação do polo farmacêutico como exemplos da atuação do Estado na atração de investimentos.
“Anápolis mereceu total empenho e apoio da minha parte como governador. E ela precisa voltar a ter benefícios, ela precisa voltar a ser prioridade”, disse. Marconi afirmou que pretende aumentar a participação de representantes da cidade na estrutura do governo e recuperar uma atuação mais proativa na busca por novos empreendimentos. “O primeiro compromisso meu é colocar um ou dois secretários anapolinos para defender as causas de Anápolis ao meu lado”, afirmou.
Foto Jonatan Lopes