Segundo a OMS, a Covid-19 é 10 vezes mais letal que a influenza de 2009
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a Covid-19 é dez vezes mais letal que a pandemia de influenza de 2009.
Na segunda-feira, o chefe da OMS disse à imprensa em Genebra, na Suíça, que a propagação da Covid-19 “acelera-se muito rapidamente e desacelera-se mais devagar”. Ele disse que as medidas de controle implementadas pelos países para combater o vírus “precisam ser retiradas devagar e controladamente”, acrescentando que elas não podem ser retiradas “de uma só vez”.
A OMS criou uma lista com seis critérios para os países usarem ao pensar em retirar as restrições, incluindo averiguar se a transmissão do coronavírus está controlada e se medidas foram criadas para detectar, testar, isolar e tratar cada caso e rastrear cada contato.
Antes desta sessão regular de informações do diretor-geral, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia sugerido que os Estados Unidos vão revisar os fundos do país destinados à OMS. Ghebreyesus disse que os Estados Unidos são o país que mais contribui à organização. Ele disse ainda saber que Trump apoia a OMS e espera que o país continue contribuindo com fundos à organização. (NY, emissora pública do Japão)