• Com alto quórum, Alego retoma sessões ordinárias remotas

    Publicado em 14.04.2020 às 22:56

    Seguindo as medidas restritivas adotadas pelo governo estadual a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), presidiu na tarde desta terça-feira, 14, a primeira sessão ordinária remota do Legislativo goiano, marcando a retomada das sessões realizadas às terças, quartas e quintas-feiras. Nas últimas duas semanas, três sessões extraordinárias foram convocadas pelo chefe do Poder Legislativo, também através do sistema remoto, para deliberar projetos relacionados ao combate da doença no estado. 

    De acordo com o presidente Lissauer, o retorno dos trabalhos regimentais foi produtivo e a expectativa é de que as próximas sessões continuem registrando alto rendimento. “A retomada das sessões ordinárias foi como esperávamos, com um quórum positivo e apreciação de 11 projetos de leis. Acredito que vamos continuar mantendo esse ritmo nas próximas reuniões. Os parlamentares estão comprometidos e dispostos em continuar trabalhando, mesmo de forma virtual, pelos anseios de todos os goianos”, disse o presidente da Alego.

    Lissauer ressaltou ainda que, juntamente com os demais deputados, continuará atento às ações de combate à pandemia da Covid-19, destacando os projetos que tratam de decretação de estado de calamidade pública de 12 cidades goianas. “Assim como nas sessões extraordinárias que realizamos nas últimas semanas, vamos continuar pautando temas relacionados à pandemia do coronavírus em Goiás, como os pedidos de reconhecimento de calamidade pública de mais 12 cidades goianas apresentados hoje. Na última quarta-feira já havíamos aprovado o pedido de 19 prefeituras e continuaremos contribuindo para minimizar os efeitos dessa crise em nosso estado”, afirmou.

    Com a presença virtual de 40 dos 41 deputados estaduais, a sessão desta tarde contou com a apreciação de matérias que contemplam iniciativas parlamentares, além de pedidos de reconhecimento de calamidade pública dos municípios de Davinópolis, Aragarças, Itauçu, Pires do Rio, Palmelo, Aruanã, Leopoldo de Bulhões, Cezarina, Rio Quente, Iporá, Itarumã e Rianápolis. Os requerimentos foram aprovados na reunião da Comissão Mista, realizada também de forma remota e devem ser encaminhadas para votação em Plenário na sessão ordinária convocada para esta quarta-feira, 15. Outros projetos de leis apresentados  na tarde de hoje seguiram para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

    As sessões ordinárias estão sendo transmitidas, ao vivo, pela TV Alego no canal 61.2 da TV Aberta ou no canal 8 da NET Claro, e também, pelo site oficial da Casa: portal.al.go.leg.br.