Força-tarefa da OAB-GO se reúne com agência prisional e toma medidas em meio à pandemia
Uma força-tarefa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) se reuniu, na quarta-feira (15/4), com a diretoria-geral de Administração Penitenciária para tratar de melhorias no sistema prisional para os advogados e clientes custodiados.
A comitiva foi formada pelo presidente da Comissão de Direito e Prerrogativas, David Soares; vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Política Criminal, Adriano Calheiros; presidente da Comissão de Direito Criminal, Rogério Leal; e o presidente da Comissão Especial de Direito Penitenciário e Sistema Prisional, Marcelo Bareato. Eles estiveram com o diretor-geral da DGAP, coronel Agnaldo Augusto.
Entre as avaliações, foi estabelecido que os advogados, nesse momento de pandemia, terão acesso aos clientes por vídeo conferência, por parlatórios com interfones e poderão levar procurações e documentos para clientes.
Ficou acordado, ainda, que as famílias, de igual forma, terão acesso aos seus entes queridos por meio de vídeo conferência, com senhas específicas distribuídas e salas montadas junto ao Sistema para facilitar o contato e a visualização.
A entrada de Cobal e medicamentos será normalizada a partir da próxima segunda-feira (20/4), no intuito de contribuir com a alimentação, higiene, saúde dos reeducandos. Já itens como ventilador e aparelhos de televisão, também serão permitidos, na proporção de 1 item para cada cela, como estabelece a Lei de Execução Penal.
Por fim, ficou estabelecido que a sala de Estado Maior, que ainda não foi concluída, ficará pronta assim que uma verba for repassada para a DGAP.
Vistoria
Também foi realizada uma vistoria de parte da comissão, junto a cela em que advogados se encontram atualmente custodiados, no Centro de Prisão Provisória. Os representantes da OAB-GO, Marcelo Bareato e Adriano Calheiros, constataram que, dentro das possibilidades, os custodiados/advogados estão em espaço aceitável, com tratamento, dentro das possibilidades, também aceitável.
Sistema Prisional de Aparecida de Goiânia
Também houve, na terça-feira, a vistoria por parte de integrantes da Comissão Especial de Direito Penitenciário e Sistema Prisional da OAB-GO, Maria de Lourdes Silva e Piterson Maris Siqueira Galdino, ao Sistema Prisional de Aparecida de Goiânia. Posteriormente, eles irão, por meio da comissão, divulgar um relatório sobre as condições e os custodiados, que será objeto de divulgação após expedição de ofícios as autoridades competentes.(Fonte site OAB-GO)