Vinicius Cirqueira propõe medidas punitivas para quem cometer racismo em eventos de futebol
O deputado Vinicius Cirqueira (Pros) é o autor de projeto que dispõe sobre medidas punitivas e multa a quem cometer injúria racial em eventos futebolísticos no Estado de Goiás.
De acordo com o projeto, a pessoa que incorrer no descrito acima, ofendendo outrem em decorrência de sua raça, cor ou etnia, ficará proibido de frequentar eventos futebolísticos em qualquer recinto esportivo fechado, no Estado. A sanção terá a duração de dois a cinco anos de acordo com a gravidade da conduta, e não prejudicará a aplicação de multa, bem como das sanções de natureza penal.
Se aprovada a proposta, a multa pecuniária será fixada observando o valor mínimo de 100 reais e o valor máximo de 800 reais. Esses valores serão recolhidos ao Fundo Especial de Esporte e Lazer, instituído pela Lei Estadual nº19.071, de 22 de outubro de 2015. Não sendo o torcedor identificado, a penalidade da multa será aplicada ao clube ao qual seja possível atribuir a torcida praticante do ato.
“O racismo e a injúria racial são atos criminosos, tipificados penalmente, e devem ser punidos da forma mais severa possível. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê penas duras para estas práticas criminosas, desde sanções ao praticante até exclusão dos clubes das competições”,afirmou o parlamentar.
O projeto será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).