• Especialista diz que casos de Covid-19 em Goiânia devem aumentar

    Publicado em 16.04.2020 às 15:44

    Se as medidas de isolamento social não forem seguidas de forma rígida, os casos de Covid-19 em Goiânia vão aumentar. Essa é a análise de Yves Mauro Ternes, superintendente de Vigilância em Saúde da Capital. Em entrevista ao site Mais Goiás, o especialista falou sobre os dados recentes de contaminação na capital e no estado, a possível flexibilização das medidas de isolamento social e os cuidados necessários para evitar a contaminação.

    Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Goiás (UFG) mostrou que a infecção pelo novo coronavírus já atingiu 55 bairros de Goiânia. Para o superintendente esses dados mostram que a contaminação já é comunitária. Entretanto, ele afirmou que ainda não é possível dizer se a cidade chegou no pico da contaminação. “É muito difícil estimar se o pico chegou. Não temos ainda um parâmetro de circulação viral e estamos verificando essa situação para termos esse parâmetro”.

    Yves disse ainda que, apesar das medidas, os casos devem aumentar, principalmente se o distanciamento social não for respeitado.  “A expectativa é que tenhamos um aumento de casos. Goiânia começou o distanciamento de maneira bem precoce e o vírus está circulando muito pouco no município. Os dados que temos hoje mostram um aumento gradual. A partir do momento que você ameniza o distanciamento, você tem uma população mais suscetível sendo exposta. Por isso as medidas tem que estar muito claras na mente da população, para que os casos não aumentem de forma exponencial”.