Coronavírus: Prefeitura fecha academias em parques e praças de Anápolis
Recomendação feita pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) para o fechamento das academias e brinquedos situados nas praças, parques e áreas públicas abertas, principalmente nos Parques Ipiranga e Jaiara, foi acatada pela prefeitura de Anápolis, que proibiu o uso dos equipamentos. O documento foi enviado ao prefeito Roberto Naves e Siqueira pelas promotoras de Justiça Sandra Mara Garbelini, titular da 15ª Promotoria de Justiça da comarca, e Valéria Marques Freitas, plantonista, sugerindo a necessidade de impedir a aglomeração de pessoas nestes locais para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
Segundo as promotoras, há a necessidade de restringir o contato social dentro da sociedade anapolina, como forma de combater a proliferação e reduzir as possibilidades de contágio da Covid-19. A prefeitura providenciou a interdição de brinquedos e aparelhos de ginástica nos parques da cidade, fato que foi divulgado na imprensa.
Ao expedir a recomendação, o MP-GO levou em consideração a necessidade de reduzir o risco da doença. Até o dia 8 de abril, já haviam sido registrados 107 casos suspeitos e 13 confirmados de Covid-19 em Anápolis. Além disso, foi observado que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que as pessoas infectadas pelo coronavírus podem infectar outras pessoas após deixarem de se sentir doentes, sendo necessário que todas as medidas de isolamento social continuem sendo mantidas por, pelo menos, duas semanas após o desaparecimento dos sintomas. Também foram observadas as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde, bem como os decretos estaduais sobre isolamento social.
As promotoras de Justiça afirmaram que a principal forma de combate à pandemia da Covid-19 neste momento é a restrição do contato social e que, após o fechamento de academias de ginástica em Anápolis, aumentou a frequência de visitas às praças e aos parques da cidade, notadamente para realização de aulas ministradas por profissionais de educação física. A restrição ao uso dos equipamentos, de acordo com o MP-GO, é uma maneira de se evitar medidas extremadas, como o fechamento de todos os parques. (Texto: João Carlos de Faria/Foto: João Sérgio – Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)