1ª Câmara Criminal do TJGO realiza primeira sessão transmitida ao vivo no canal do YouTube do TJGO
Os integrantes da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), presidida pelo desembargador José Paganucci Júnior, realizaram nesta quinta-feira (16), sessão extraordinária que foi transmitida ao vivo, pela primeira vez, por meio do canal do YouTube do TJGO.
Foram apreciadas medidas urgentes, conforme consta no artigo 2º do Decreto Judiciário 632/2020, que dispõe sobre a prevenção ao Coronavírus – Covid-19 e a instituição do Regime de Plantão Extraordinário (RPE), no âmbito do Poder Judiciário goiano. Os desembargadores Itaney Francisco Campos, Ivo Fávaro, Avelirdes Pinheiro de Lemos e Nicomedes Domingos Borges, que também compõem a 1ª Câmara Criminal e participaram da sessão, juntamente com procurador Leônidas Brito e a secretária em substituição da 1ª Câmara Criminal, Maria de Lourdes Gois.
Na sessão de julgamento transmitida ao vivo por mais de três horas, foram julgados mais de 165 processos digitais. Além disso, houveram 2,2 mil reproduções. A transmissão chegou a 162 picos simultâneos e teve 96 novos inscritos no canal do YouTube do TJGO. Ainda de acordo com os dados, 129 pessoas clicaram em “gostei” e nenhuma em “não gostei”.
O presidente da 1ª Câmara Criminal do TJGO, desembargador José Paganucci Júnior, ressaltou a iniciativa que chamou de histórica para o Judiciário goiano. “A princípio era um teste que foi extremamente positivo, deu tudo certo. Agora veio para ficar”, frisou. Segundo ele, uma nova sessão foi marcada para o próximo dia 30 de abril, às 9 horas. “Dependendo de como for nos próximos dias em relação à pandemia, em maio, se for realizada assim, haverá a possibilidade de fazermos a sessão com processos físicos e ainda termos sustentação oral”, informou o desembargador.
Para o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Cláudio Henrique Araújo de Castro, a realização da sessão por videoconferência e com transmissão ao vivo pelo YouTube é, também, um marco histórico em relação à tecnologia no Poder Judiciário goiano. É a primeira vez, de acordo com ele, que isso é feito no TJGO, onde a Diretoria de informática e todas as outras diretorias de tecnologia da informação do tribunal estão envolvidas com a iniciativa. “Com isso, possibilitamos o julgamento nesta fase difícil pela qual o mundo está passando”, frisou.
Isso demonstra, ainda, conforme pontuou o magistrado, transparência, uma vez que ao vivo tem o acompanhamento de pessoas que possuem interesse de alguma forma no processo ou qualquer outra. “Nós sabemos que, em razão dessa pandemia, a realização de sessões presencias se tornam inviáveis pela possibilidade de proliferação do coronavírus. Assim, a inovação tecnológica que o TJGO está usando é necessária”, enfatizou. “Em breve, vamos ampliar para todas as câmaras e turmas recursais. É uma inovação, um avanço e somos o pioneiros na iniciativa e fazendo isso, não há dúvida de que possibilitamos uma prestação jurisdicional mais rápida e eficaz para todos os usuários de todo o Poder Judiciário goiano”, informou.
Segundo o diretor de Informática do TJGO, Anderson Yagi Costa, o uso de ferramentas tecnológicas nesse momento que estamos vivendo é essencial. “O que nós estamos fazendo é usando essa tecnologia para viabilizar a continuação dos trabalhos para que a Justiça não pare e o cidadão tenha seus direitos resguardados”, salientou.
De acordo com ele, o TJGO continua com os julgamentos sendo realizados, produzindo durante esse período de isolamento social. “A expectativa é que o uso dessas tecnologias, que agora serão mais conhecidas por todos, continue até mesmo quando isso tudo passar’, completou o diretor. (Texto: Arianne Lopes – Foto: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)