Diretora-geral do FMI sugere cautela no reinício das atividades econômicas
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, disse que atividades econômicas deveriam ser reiniciadas cuidadosamente.
O comentário foi feito numa entrevista por vídeo realizada pela NHK na quinta-feira.
Anteriormente, na terça-feira, o FMI havia divulgado um relatório prevendo a pior crise financeira global desde a Crise de 1929.
Segundo Georgieva, o mundo enfrenta uma crise de saúde que exige a paralização das economias, e as medidas tradicionais para estimular a demanda não podem ser utilizadas.
A diretora-geral do FMI comentou as medidas de relaxamento das restrições econômicas na China, Europa e Estados Unidos, onde os governos dizem que a propagação do coronavírus teria ultrapassado seu ponto mais alto.
Georgieva disse que o reinício das atividades de empresas e indústrias deveria ser considerado cuidadosamente e posto em prática, indicando que especialistas econômicos e médicos deveriam trabalhar juntos para isso.
Kristalina Georgieva disse ainda que empresas de atividades com baixo risco de contágio, como produções altamente robotizadas, deveriam ser as primeiras a serem reiniciadas.(NHK, emissora pública do Japão)