• Coronavírus: Paraná decide implementar plataforma da Fieg

    Publicado em 17.04.2020 às 21:09

    Apresentado quinta-feira (15/04) ao governo do Paraná, por meio de videoconferência, o plano estratégico Retomada Responsável dos Negócios, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com ajuda da Fecomércio, será implementado naquele Estado para balizar, a partir da próxima semana, o retorno das atividades produtivas dos diversos segmentos da economia, interrompidas para conter o avanço da Covid-19.

    A adesão foi confirmada pelo governador Ratinho Júnior, segundo o presidente da Fieg, Sandro Mabel. “Hoje é um dia de comemoração e nós esperamos que outros governos, inclusive do Estado de Goiás, possam usar esta plataforma porque ela dará segurança para a retomada das atividades econômicas, porém com muita segurança para a saúde de toda a população”, disse.

    O QUE É A PLATAFORMA

    Parte do Projeto para Retomada Responsável dos Negócios, um aplicativo (app) responsivo foi desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás), uma das entidades que integram o Sistema Fieg. A plataforma é usada por meio de telefone celular, desktop, tablet e notebook e estabelece protocolos sanitários necessários à saúde e segurança no ambiente de trabalho, cruzando informações cadastrais das empresas com dados das Secretarias de Saúde para a liberação do retorno ao trabalho mediante o cumprimento de exigências das autoridades de saúde.

    O sistema permite que as empresas possam ter autorização de funcionamento de sua atividade econômica por meio de um termo de compromisso, que deve ser impresso e assinado. Nesse documento, a empresa tem de atender a uma série de requisitos sob pena de sofrer sansões determinadas por lei, caso os mesmos não sejam cumpridos. O empresário deve acessar o sistema, fornecendo um e-mail previamente cadastrado e o CNPJ de sua empresa. O programa filtra a atividade econômica, a região e a operação de acordo com a permissão determinada pelo governo do Estado em conjunto com entidades empresariais. 

    Após a validação de todos os dados, se a empresa se enquadrar nos parâmetros, será disponibilizado para impressão o termo de compromisso personalizado e que deve ser assinado pelo responsável e afixado em local visível.