Com um mês de quarentena, Goiás expande rede hospitalar e foca no combate ao coronavírus

Publicado em 17.04.2020 às 21:18

Goiás é um dos Estados com a curva de contaminação pelo novo coronavírus mais equilibrada do País. Segundo o governador Ronaldo Caiado, isso se deve à antecipação da quarentena no Estado, definida em decreto de situação de emergência em saúde pública no dia 13 de março, e à adesão da população ao isolamento social, que chegou a 66,4% no início. Hoje, os índices de isolamento diminuíram para 51%.

O governador assegura que, se nenhuma medida tivesse sido tomada, o quadro já estaria em outra situação. Nesse período, o foco do Governo está na estruturação e expansão da rede hospitalar no Estado. “Neste um mês, nós seguramos nosso contingenciamento, nosso isolamento social e conseguimos estruturar uma parte de toda a nossa rede hospitalar. Progredimos”, disse Caiado.

São pelo menos nove hospitais prontos ou em fase de implantação nas cidades de São Luís de Montes Belos, Formosa, Jataí, Luziânia, Itumbiara, Águas Lindas, Anápolis e Goiânia, além de um convênio com a prefeitura de Porangatu. Todas as medidas burocráticas foram tomadas pelo Governo do Estado, em parceria com prefeituras e Poder Legislativo. O foco agora é a estruturação da rede hospitalar do Estado com aparelhagem, corpo médico, técnicos de enfermagem e de auxiliares para que essas unidades funcionem. “Temos hospitais que ainda estão por terminar, alguns que já estão finalizados. A parte burocrática nós já superamos”, contou o governador.

Como explica Caiado, o avanço segue a capacidade orçamentária do Estado, que, no momento, não pode dar um passo maior que as pernas. Por isso, é importante seguir contando com o apoio da população, da iniciativa privada, do Governo Federal e municípios.

O governador falou sobre esse e outros assuntos na tarde dessa sexta-feira, 17 de abril, ao vivo para os veículos da Agência Brasil Central com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Muito questionado pelos internautas sobre o próximo decreto, Caiado avisou que todos os detalhes serão anunciados na segunda-feira, 20, às 10h, durante coletiva à imprensa e, também, em sua live diária a partir das 17h.

*Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás*