• Kim Jong Un estaria em estado grave após passar por cirurgia

    Publicado em 21.04.2020 às 10:39

    A imprensa americana está reportando que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, se encontra em estado grave após passar por uma cirurgia.

    De acordo com reportagem da CNN, um funcionário da inteligência dos EUA teria afirmado que o governo americano está monitorando a situação de perto. A notícia foi feita após o Daily NK, jornal da Coreia do Sul, ter reportado na segunda-feira que Kim teria passado por uma cirurgia cardiovascular no dia 12 de abril e estaria se recuperando em um chalé fora da capital.

    A última atividade do líder a ser noticiada pela mídia estatal da Coreia do Norte ocorreu no dia 11 de abril, quando Kim participou de uma reunião do Partido dos Trabalhadores, a sigla governista.

    Na quarta-feira da semana passada, Kim deixou de visitar o mausoléu de seu avô, Kim Il Sung. A visita é um importante evento anual que celebra o aniversário do fundador da Coreia do Norte. Especulações sobre a saúde de Kim aumentaram com a sua ausência.

    Durante este período, autoridades da Coreia do Sul vêm adotando uma postura cautelosa com relação às informações sobre o vizinho ao norte. Na terça-feira, um porta-voz do ministro da Defesa se absteve de comentar sobre as especulações. Um porta-voz da Casa Azul, residência e escritório presidencial da Coreia do Sul, informou que nenhum sinal suspeito havia sido detectado na Coreia do Norte.

    O governo japonês também se absteve de comentar sobre o assunto. O secretário-chefe do Gabinete Suga Yoshihide disse: “o Japão está coletando e analisando, com grande interesse, dados sobre a movimentação da Coreia do Norte. O Japão irá continuar a coletar e examinar as informações relevantes em cooperação próxima com os Estados Unidos e outros países”.(NHK, emissora pública do Japão)