Jânio Darrot pede colaboração de todos ao detalhar medidas de flexibilização do comércio em Trindade
O prefeito Jânio Darrot pediu a plena colaboração da sociedade e dos empresários durante live na manhã desta terça-feira (21/04), oportunidade em que esclareceu os principais pontos do decreto municipal que flexibiliza restrições para funcionamento do comércio, indústria e setores de prestação de serviços no município. “Vamos fazer a nossa parte. Trindade precisa continuar segura”, reafirma ele.
“Nós contamos com você, cidadão. Precisamos da sua ajuda. Estamos juntos no mesmo barco. Não queremos que a doença dissemine em nossa cidade”, destaca o prefeito. “É muito simples e barato cuidar da sua loja e do seu comércio”, disse Jânio ao se dirigir aos empresários.
A live foi transmitida pela página do prefeito Jânio Darrot no Facebook e contou com as presenças da secretária municipal de Saúde, Gercilene Branca, e do presidente da Agência Municipal de Comunicação e Eventos, Gustavo Queiroz. As medidas passam a valer a partir desta quarta-feira (22/04) e vão permitir a reabertura de diversos segmentos da economia no município em nova etapa de enfrentamento ao coronavírus. As posições assumidas pelo prefeito contaram com ampla aceitação dos internautas que participaram por meio de comentários.
Jânio Darrot insistiu nas medidas de segurança para todos. “Coloquem a máscara. Incomoda no início, mas depois se acostuma”, disse. Reafirmou, também, que o comércio será aberto, “mas vamos fiscalizar com os setores de Posturas e Vigilância Sanitária”. De acordo com o prefeito, “estaremos atentos para que a população continue protegida em nossa cidade”.
O prefeito fez questão de homenagear os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, ao colocar em risco as suas vidas e a de familiares. “Eles vivem uma situação atípica, merecem todo o respeito, carinho, admiração e valorização por parte de todos”, destaca.
A secretária Branca informou que todas as precauções foram tomadas para proteger os profissionais de saúde, com capacitação permanente e disponibilização dos equipamentos de proteção individual. “Conversamos com nossos colaboradores e estão tranquilos”, disse. “Com força e fé, tudo isso vai passar”, pontua.
Critérios técnicos
Jânio Darrot pondera que a abertura do comércio em Trindade está sendo feita com base em critérios técnicos em vigilância em saúde e que, jamais, se fundamenta em atitude populista. Ele reafirma que tudo será feito de maneira ordenada, com o máximo de proteção, tendo por base dados epidemiológicos e pautados nas diretrizes da Vigilância Sanitária.
Conforme o prefeito, o município conta com 66 leitos nas unidades de saúde, sendo 10 com respiradores instalados na UPA e serão adquiridos 30 novos leitos pela gestão municipal e outros 10 leitos de UTI pelo Hutrin. A secretária Gercilene Branca detalhou as medidas adotadas pela sua pasta que visam o pronto atendimento, acompanhamento e assistência aos pacientes.
Trindade registra, até o momento, sete casos confirmados de coronavírus, sendo que quatro já foram curados e três encontram-se em isolamento domiciliar, com acompanhamento das equipes de vigilância em saúde do município.
Abertura
Os segmentos que abrirão as portas, a partir de quarta-feira, em Trindade, nos setores de indústria, comércio e serviços são os seguintes: móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, óticas, papelaria, construção civil em geral, confecções, calçados, brinquedos, setor automotivo, cosméticos e beleza, higiene e limpeza, utensílios domésticos, embalagens, lembranças e suvenires, bicicletas e acessórios, gráficas, serigrafias e plotagens.
Podem, ainda, funcionar: indústrias de bebidas e gêneros alimentícios; entidades de classe e sindicatos; cursos profissionalizantes e de atendimento individual; informática; agências de empregos; serviços de telemarketing; profissionais liberais (autônomos, empresas e entidades representativas); clinicas de saúde e exames em geral; laboratórios, radiologia e profissionais da saúde em geral.
Os restaurantes, sanduicheiras, pizzarias, pamonharias, lanchonetes, açaíterias, sorveterias, pit dogs, distribuidoras e similares poderão funcionar tomando as medidas de segurança necessárias, sendo obrigatório o atendimento por meio de canais eletrônicos, de delivery, drive-thru, retirada e entrega rápida;
As academias poderão abrir com o número de alunos relativo a 50% dos aparelhos fixos, disponibilizando materiais de higiene, álcool em gel 70%, mantendo total higienização dos aparelhos, com turnos de 60 (sessenta) minutos para atendimento ao aluno, máximo de 45 (quarenta e cinco) minutos para treino e 15 (quinze) para higienização do ambiente.