• Deputados pedem reabertura de academias em Goiás

    Publicado em 24.04.2020 às 14:48

    Os deputados Humberto Teófilo (PSL), Cairo Salim (Pros) e Paulo Trabalho (PSL) buscam diálogo para a reabertura das academias do estado. Foi aprovado na sessão ordinária remota na noite de ontem, 23, o requerimento nº 285 de autoria do deputado Paulo Trabalho que pede que sejam flexibilizadas as restrições de funcionamento das academias de ginástica, com a possibilidade de funcionamento delas.

    Já na sessão ordinária da última quarta-feira, 22, Salim havia apresentado requerimento endereçado à Prefeitura de Goiânia, em que solicita a reabertura das academias na Capital. 

    O parlamentar defende que, as determinações do Decreto Governamental nº 9.653, de 19 de abril de 2020, acolhido na íntegra pela Prefeitura, suspende as atividades das academias para fins de isolamento e combate à transmissão da Covid-19, mas “é de singular importância a prática de exercícios neste momento de pandemia”.

    ‘‘A academia é o local mais apropriado para a prática de exercícios, uma vez que possui estrutura completa e profissionais especializados para correta execução dos exercícios. Vale ainda ressaltar que, como todos os comércios em geral, as academias têm sofrido consequências como a pausa de suas atividades”, completa.

    O deputado Humberto Teófilo, por sua vez, afirma que a prática de atividades e exercícios físicos é essencial a população, como alerta a própria Organização Mundial da Saúde (OMS). 

    ‘‘É notório que, quanto mais preparados estivermos, melhor poderemos lidar com as adversidades. Casos recentes de pacientes idosos recuperados mostram que o sistema imunológico é a única arma que se tem contra a doença no momento, e também é o que explica a cura de idosos em idade tão avançada”, afirma Teófilo. 

    O deputado alerta que a atividade física é reconhecida como “meio de promoção à saúde e a qualidade de vida, sendo celebrada como uma das principais estratégias de intervenção não-farmacológica e de baixo custo, para a prevenção de doenças e enfermidades futuras”.