Tóquio orienta população para iniciar período de “ficar em casa”
O governo metropolitano de Tóquio está pedindo à sua população para que fique em casa a partir de sábado até o dia 6 de maio, de modo a evitar a disseminação do coronavírus.
As autoridades designaram o período de 12 dias, que inclui os feriados da primavera japonesa na chamada “Golden Week”, como “semana para permanecer em casa”.
Na sexta-feira, a governadora de Tóquio, Koike Yuriko, disse que este período será crucial em termos de redução do contato entre pessoas em 80%, uma meta estabelecida pelo governo central. Ela disse que as ações das pessoas serão refletidas no número de casos de coronavírus duas semanas depois disto.
As autoridades de Tóquio informam que as aglomerações diminuíram nas áreas comerciais centrais, mas não houve redução em ruas de comércio nas áreas mais suburbanas.
O governo metropolitano está oferecendo recompensações monetárias por volta de até 37.000 dólares para ruas comerciais onde houver adesão voluntária ao fechamento das lojas nos finais de semanas e feriados durante o período. As autoridades informam que muitas lojas já se ofereceram para atender ao pedido.
De modo a evitar superlotação, as autoridades estão também pedindo às pessoas para que façam suas compras do dia-a-dia em um intervalo de pelo menos cerca de uma vez a cada três dias. (NHK, emissora pública do Japão)