Gustavo Mendanha recebe alunos de Robótica do SESI Aparecida

Publicado em 13.01.2020 às 17:47

O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Cleomar Rocha, receberam na manhã desta segunda-feira, 13, na Cidade Administrativa, as turmas de Robótica do Sesi Aparecida.  Os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, dividos em grupos de trabalho Alphatech e Robostorm, apresentaram os projetos Ticket Parking e Paine Tech, respectivamente. As equipes vão representar o município na etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL), em São Paulo, de 6 a 8 de março. 

O Ticket Parking consiste em um aplicativo para facilitar a procura por vagas de estacionamento e tem por objetivo diminuir o congestionamento e o estresse dos motoristas. Sensores ultrassônicos se comunicam com o aplicativo, informando ao usuário a disponibilidade de vagas e a localização das mesmas na Zona Azul. Já o Paine Tech é um painel feito de aço inoxidável, com QR Code possibilitanto as crianças se conectarem ao aplicativo que contém instruções de como brincar de Amarelinha, Adedonha, Bolinha de Gude, etc. A ideia é reunir uma quantidade de crianças em uma praça para a usabilidade do Paine. 

Na ocasião, Gustavo Mendanha parabenizou as equipes pelo desenvolvimento do trabalho e também pela conquista do Torneio Regional de Robótica, que classificou os grupos a participarem do Torneio FLL, em São Paulo. O prefeito ainda afirmou que o município dará todo apoio, principalmente na escolha de um espaço público para a prática do Paine Tech. 

“Sempre acreditei na tecnologia como ferramenta capaz de mudar vida das pessoas e fico muito feliz quando vejo crianças e adolescentes usando suas habilidades e capacidade de raciocínio para o desenvolvimento de aplicativos, robôs e outras tecnologias. O Sesi Aparecida têm aplicado o método de robótica, assim como algumas escolas municipais da nossa rede, e pode contar com o meu apoio”, disse o prefeito. 

No final da visita, o prefeito levou os estudantes para conhecer as instalações do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), em fase de configuração do sistema e que será inaugurado em breve. O local irá abrigar a central de videomonitoramento e o Data Center . 

Robótica e Educação 

Em parceria com o Sesi, a Prefeitura de Aparecida implantou o ensino de robótica na Escola Municipal Francisco Rafael Campos. “Estamos preparando nossas crianças e adolescentes para enfrentarmos os avanços de uma sociedade cada vez mais tecnológica. “O ensino-aprendizagem de robótica em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento intelectual, que será fundamental para que os nossos alunos sejam protagonistas no futuro de sistemas modernos”, afirmou Gustavo. O Sesi apadrinhou a escola, fornecendo kits de robótica bem como o acompanhamento do desenvolvimento das habilidades dos alunos. e Inovação.

Robótica

A robótica é uma atividade que consiste no estudo científico, planejamento e elaboração de projetos relacionados a criação e funcionamento de equipamentos e robôs. Embora pareça ser uma atividade voltada para especialistas, ela também pode ser aplicada no cotidiano das escolas com interferência educacional e científica.