Secult doa livros para 142 bibliotecas municipais

Publicado em 13.01.2020 às 18:26

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, começa a doação de cinco mil livros às 142 bibliotecas municipais cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Goiás (SEBP-GO). Os municípios de Jussara, Pires do Rio, Ipameri, Bela Vista de Goiás, Silvânia, Santa Cruz de Goiás, Alexânia, Corumbá de Goiás e Pirenópolis já receberam os kits.

Eles têm patrocínio de leis de incentivos como a Goyazes, Fundo de Arte e Cultura e Rouanet, e estão sendo organizados na Biblioteca Estadual Pio Vargas, localizada no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica.  

Entre as obras que compõem os kits estão títulos de arte, romances, economia, política, psicologia, administração, biografias e manuais. Clássicos como “Memórias”, escrito por Pedro Ludovico Teixeira, “Livro de Receitas”, de Dona Gercina Borges; e “faz rs”, da autora Larissa Mundim figuram entre as edições goianas que estão sendo doadas.

A iniciativa da Secult promove a ampliação e o fortalecimento das bibliotecas municipais, e contribui com a formação dos acervos de unidades comunitárias. Para o secretário de cultura, Adriano Baldy, o repasse das doações dos livros é um incentivo importante à leitura e uma ação de democratização da cultura. “Oportunizamos o acesso aos livros para grande parte dos municípios goianos”, diz. Nas próximas semanas, outras 133 cidades receberão seus kits.