• Suécia admite pedir à União Europeia que investigue origem da pandemia

    Publicado em 30.04.2020 às 12:29

    A Suécia admitiu hoje pedir à União Europeia que investigue a origem da pandemia do novo coronavírus, juntando-se a outros países, numa decisão que pode deteriorar ainda mais as relações entre Estocolmo e Pequim.

    “Quando a crise global da Covid-19 estiver controlada, é razoável e importante que seja realizada uma investigação internacional independente para que se apure a origem e a disseminação do coronavírus”, escreveu a ministra da Saúde da Suécia, Lena Hallengren, numa resposta ao parlamento sueco.

    A posição de Hallengren surge alinhada com os Estados Unidos, Austrália e Alemanha, que exigiram a Pequim mais informação sobre a origem do vírus. O Governo chinês defendeu que foi sempre transparente e que a origem da doença devia ser deixada para cientistas e não politizada.

    A ministra da saúde sueca considerou ser “importante que a forma como toda a comunidade internacional lidou com a pandemia de Covid-19, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS), seja investigada”.

    “A Suécia tem o prazer de levantar esta questão no âmbito da cooperação dentro da UE”, apontou. (RTP, emissora pública de Portugal)