• Pico da covid-19 deve ocorrer de ‘maio a julho’, afirma secretário nacional da Saúde

    Publicado em 5.05.2020 às 22:51

    O pico da contaminação da covid-19 deve ocorre de maio a julho, afirma o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira. Ele disse que cada região atingirá o ápice de infecções em determinado momento. O Brasil registrou 6.935 novos casos de coronavírus no Brasil em 24 horas, segundo informou o Ministério da Saúde nesta 3ª feira. Isso equivale a um aumento nominal de 302 sobre o dia anterior, quando foram registrados 6.633 novos diagnósticos.

    Governadores, prefeitos, secretários de Saúde e autoridades do Ministério da Saúde têm se reunido nos últimos dias para discutir as melhores medidas de combate à pandemia. O secretário disse que serão apresentadas as diretrizes nesta quarta-feira. O projeto vai ser uma espécie de plano nacional heterogêneo de combate à pandemia. Ou seja, terá medidas diferenciadas para cada Estado e município.

    Ele declarou que não é possível determinar o pico exato da covid-19 no país, uma vez que a contaminação ocorre de maneiras diferentes em cada Estado e município. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazonas são os Estados com maior grau de contaminação.