• Governo japonês vai considerar semanalmente possibilidade de retirar estado de emergência

    Publicado em 6.05.2020 às 07:54

    Nishimura Yasutoshi, ministro japonês da Revitalização Econômica e responsável pelas medidas de combate ao coronavírus, afirmou que o governo pretende ouvir a opinião de especialistas semanalmente para considerar se deve ou não retirar a situação de estado de emergência que continua em vigor.

    Nishimura realizou diversas teleconferências com líderes de grandes organizações empresariais do Japão e com representantes dos governos provinciais, na terça-feira.

    As conversas foram realizadas um dia após o governo ter decidido estender a situação de estado de emergência em todo o país até o dia 31 de maio.

    Nishimura pediu que todos cooperem para reduzir o contato interpessoal para conter a disseminação do vírus.

    E sugeriu, ainda, que vai ouvir a opinião de especialistas nos dias 14 e 21 de maio, para averiguar se o estado de emergência pode ser retirado, ou se podem ser afrouxadas as restrições de atividades sociais e econômicas em cada província.

    O critério vai incluir o número de infecções recentes, a situação dos sistemas locais de saúde e a quantidade de testes para o vírus. As autoridades pretendem apresentar os objetivos em números para o público com antecedência.

    NHK, emissora pública do Japão