• Lissauer representa Alego na posse da nova Mesa Diretora da ALRS

    Publicado em 3.02.2020 às 19:27

    Representando o Parlamento goiano, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), cumpriu agenda nesta segunda-feira, 03, na cidade de Porto Alegre-RS, onde participou da solenidade de eleição e posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) para o ano legislativo 2020-2021. O deputado Ernani Polo (PP) foi eleito presidente para o segundo ano da 55ª Legislatura. 

    Eleito presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do país em novembro de 2019, o deputado Lissauer cumprimentou o novo chefe do Parlamento gaúcho e destacou a importância do fortalecimento da relação institucional entre os Legislativos estaduais para o aprimoramento das ações empreendidas pelos Poderes públicos. “Estamos aqui representando a Alego, trocando experiências e reforçando ainda mais a nossa relação legislativa. Vejo que esse contato é importante para aprimorar as atividades desenvolvidas em nossas Casas de Leis. Tenho certeza que o deputado Ernani Polo fará um excelente trabalho junto à Nova Mesa Diretora eleita”, ressaltou.

     Já em seu discurso, o presidente Ernani Polo falou de sua trajetória e evidenciou a necessidade estreitar o vínculo da Assembleia com a população. “Fui forjado trabalhando no campo, de sol a sol, plantando e colhendo e, muitas vezes, até plantando sem colher (inclusive como está acontecendo agora, em virtude da estiagem – motivo pelo qual me solidarizo com os agricultores gaúchos, que perderam sua produção pela falta de chuva). O campo me ensinou que precisamos fazer da melhor maneira possível aquilo que está ao nosso alcance. E é nesse trabalho sério e realista que queremos aprimorar ainda mais o vínculo da Assembleia com a sociedade gaúcha”, declarou.

    De acordo com o Regimento Interno da Casa, a Mesa Diretora deve ser eleita para um período de dois anos, no entanto, um acordo pluripartidário vem garantindo, ao longo da Legislatura, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente. No comando da ALRS, Polo substitui o deputado Luís Augusto Lara (PTB).

    Dos 55 deputados que compõe o parlamento, 51 marcaram presença na solenidade que também foi prestigiada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pelo presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), deputado Kennedy Nunes (PSD-SC), além de diversas autoridades políticas do Sul do país. 

    Mesa Diretora

    Presidida pelo deputado Ernani Polo, a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) foi eleita com 50 votos favoráveis contra um contrário e ficou composta da seguinte forma:

    Titulares

    Presidente: Ernani Polo (PP)

    1º Vice-presidente: Zé Nunes (PT)                                        

    2ª Vice-presidente: Franciane Bayer (PSB) 

    1º Secretário:  Gabriel Souza (MDB)

    2º Secretário: Dirceu Franciscon (PTB) 

    3ª Secretária: Zilá Breitenbach (PSDB) 

    4º Secretário: Luiz Marenco (PDT) 

    Suplentes

    1º Suplente de Secretário: Issur Koch (PP)

    2ª Suplente de Secretária: Fran Somensi (Republicanos)

    3º Suplente de Secretário: Paparico Bacchi (PL) 

    4º Suplente de Secretário: Carlos Búrigo (MDB)