• Aparecida: secretário diz que curva de crescimento da Covid-19 está controlada

    Publicado em 9.05.2020 às 12:50

    A curva de crescimento do contágio do coronavírus em Aparecida de Goiânia está controlada. A avaliação é do secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, que deu entrevista exclusiva ao site Diário de Goiás. A taxa de ocupação de UTIs por pacientes diagnosticados com a doença reflete a baixa. Conforme Magalhães, Aparecida fechou a sexta-feira (8) com 13% de ocupação dos leitos. Nesta manhã (9), já havia sido reduzido para 4%, após alguns pacientes testarem negativo.

    A estratégia de monitoramento da equipe de vigilância da SMS tem sido um dos maiores trunfos para evitar um crescimento desenfreado da doença. “Em Aparecida, temos conseguido rastrear o contato desse paciente em até 80%. Isso tem reduzido a progressão. As nossas equipes de vigilância em saúde têm agido rapidamente para evitar que aquele contaminado entre em contato com outras pessoas e as contagie também”, afirmou.

    Nesse momento, a principal preocupação é com os profissionais de saúde. Dos 88 casos confirmados na cidade, 51 são trabalhadores do setor, sendo que 23 atuam no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), que afastou mais de 100 profissionais com suspeita de Covid-19. Por isso, essas pessoas têm tido prioridade no protocolo de testagem.

    “Testamos idosos, pacientes com comorbidades e profissionais de saúde e segurança com sintomas. Quando esse profissional teve contato com algum caso confirmado, fazemos a testagem independente de (existir) sintomas. Testamos quase 300 no Hospital Municipal de Aparecida e estamos testando todos os profissionais de ambulância, pois um testou positivo”, relatou Magalhães.