• Eleitor da Califórnia poderá votar à distância nas eleições americanas

    Publicado em 10.05.2020 às 09:24

    Os eleitores registrados no Estado americano da Califórnia receberão cédulas por correspondência para votar nas eleições presidenciais de novembro. A medida visa a permitir que pessoas votem sem sair de casa por conta da pandemia do coronavírus, a fim de proteger a saúde pública.

    A medida foi resultante de uma ordem executiva assinada na sexta-feira (8) pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom. Todo eleitor registrado poderá participar da eleição por meio dos correios.

    Cerca de 20 milhões de eleitores registrados poderão votar de casa em vez de ir até as urnas. Mas a mídia americana apontou desafios decorrentes da medida, como a necessidade de garantir a autenticidade dos votos enviados pelo serviço postal e facilitar a participação daqueles que não são fluentes em inglês.

    Outros Estados americanos poderão replicar a ação, mas o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que busca sua reeleição no pleito de novembro, afirmou que a medida poderá aumentar o risco de fraude eleitoral.(NHK, emissora pública do Japão)