• Confinamento no Reino Unido poderá durar até 1 de junho

    Publicado em 10.05.2020 às 19:09

    O Reino Unido vai continuar em confinamento “pelo menos” até 1 de junho, anunciou o primeiro-ministro Boris Johnson. 
    “Embora tenhamos feito progressos para satisfazer pelo menos uma das condições que eu pedi. Nós não cumprimos, de forma alguma, todos elas. E sendo assim, não, não é a altura de acabar o confinamento esta semana. Ao invés, vamos dar os primeiros passos para alterar as medidas”, frisou o primeiro-ministro do Reino Unido. 

    O primeiro-ministro afirma que “devemos continuar alerta” e deixa um elogio à população. “É devido ao vosso esforço e sacrifício para travar o contágio que a taxa de mortalidade está a descer assim como os internamentos nos hospitais”. 

    “Graças a vocês protegemos o NHS (SNS britânico) e salvamos muitas vidas. Devemos continuar a controlar o vírus e a salvar vidas”, acrescentou.
    Outros dos objetivos que Boris Johnson quer ver concretizados são a queda “consistente” da taxa de mortalidade, a garantia de que as pessoas que precisam de equipamento de proteção individual vão recebê-lo e a proteção do NHS, o serviço de saúde britânico. 

    O Governo definiu cinco graus de desconfinamento gradual. 

    As regras de distanciamento social vão continuar, e quem as quebrar estará sujeito a multa. 

    A partir de quarta-feira, a população pode começar a praticar exercício físico ao ar livre uma vez por dia, na zona da residência. 
    Todos os passageiros que chegarem ao país vão ser sujeitos a uma quarentena obrigatória. (RTP, emissora pública de Portugal)