• Missas em Goiânia voltam a ser celebradas com público

    Publicado em 11.05.2020 às 15:54

    Depois de 40 dias celebrando sine populo (sem o povo), devido à pandemia do coronavírus, as paróquias da Arquidiocese de Goiânia puderam voltar a realizar celebrações eucarísticas, no dia 26 de abril. O governo do Estado de Goiás publicou novo decreto, no dia 19 de abril (Dec. n. 9.653), autorizando que as igrejas voltassem a ter a participação do povo nas celebrações, desde que sigam orientações de distanciamento entre os fiéis, acolhimento de somente 30% da capacidade das igrejas (para que não haja aglomerações), medição de temperatura das pessoas na entrada, higienização dos espaços após cada missa, entre outras.

    O arcebispo Dom Washington Cruz publicou comunicado, em seguida, com orientações detalhadas aos padres e fiéis, para que as missas pudessem voltar a ser celebradas sem que representem risco à saúde da população. Mesmo com a liberação, pessoas com mais de 60 anos (grupo de risco) e crianças com menos de 12 anos devem continuar assistindo às celebrações pelas redes sociais.

    As paróquias que conseguiram se organizar para cumprir essas orientações puderam voltar a celebrar missas presenciais imediatamente. Outras preferiram continuar celebrando sine populo e transmitindo ao vivo pelas redes sociais, prática que já existia, mas que foi muitíssimo ampliada no atual contexto de proliferação da covid-19.

    Para viabilizar o controle do número de participantes, está sendo feito agendamento por telefone, WhatsApp e até pela internet. Entre em contato com a sua paróquia e confira o método adotado.