• Fabricante japonesa de produtos químicos vai retomar produção de composto para droga Avigan

    Publicado em 14.05.2020 às 08:45

    Uma fabricante de produtos químicos do Japão afirmou que vai retomar a produção ainda nesta semana de um composto orgânico necessário para a fabricação de uma droga para o tratamento de pacientes com coronavírus.

    Na quarta-feira, a Denka, com sede em Tóquio, anunciou que sua fábrica em Omi, na província de Niigata, região central do Japão, retomará a produção de malonato de dietila, um componente-chave para o medicamento antigripal Avigan, no dia 16 de maio.

    O governo japonês visa assegurar um suprimento suficiente da droga para dois milhões de pessoas no ano fiscal que se encerra em março de 2021. Em grande parte dependente de importações da China, assegurar um suprimento estável do composto tem sido um problema para o Japão.

    A Denka é a única fabricante do país capaz de produzir malonato de dietila, mas suspendeu a produção do composto em abril de 2017.

    A fabricante tem se preparado para retomar a produção, em resposta ao pedido do governo japonês cujo objetivo é assegurar uma cadeia de suprimento estável.

    A Denka planeja entregar uma quantidade suficiente de malonato de dietila até o final de junho para a fabricação do Avigan para dois milhões de pessoas.

    NHK, emissora pública do Japão