ONU aconselha cuidados com saúde mental em meio à pandemia de coronavírus
As Nações Unidas estão pedindo que governos em todo o mundo deem atenção a distúrbios psicológicos causados pela pandemia de coronavírus.
O organismo internacional publicou, na quarta-feira, um conjunto de diretrizes intitulado “Covid-19 e a Necessidade de Ação para a Saúde Mental”.
O relatório afirma que muitas pessoas em todo o mundo estão com sua saúde mental comprometida ou impactada devido às ordens para permanecer em casa. O documento aponta que as causas para o stress incluem medo de se infectar e uma profunda sensação de incerteza sobre o futuro.
Segundo o relatório, trabalhadores da saúde atuando na linha de frente no combate ao vírus estão sob níveis extenuantes de stress. E aponta que cerca de 50% desses trabalhadores, no Canadá, relataram a necessidade de receber apoio psicológico. Na China, muitos trabalhadores da saúde relataram altas taxas de depressão, ansiedade e insônia.
O relatório também identifica crianças como grupo de risco, e aponta que elas estão sob enorme stress já que precisam enfrentar o confinamento e o fechamento das escolas.
O documento da ONU também pede que seja dada a devida atenção à saúde mental das mulheres e de pessoas em situação de conflito. E pede que governos incluam medidas de saúde mental como parte de sua resposta para lidar com o surto do vírus, tais como expandir serviços de apoio que são facilmente acessíveis.(NHK, emissora pública do Japão)