UE apresenta diretrizes para que países-membros afrouxem medidas de restrições de viagens

Publicado em 14.05.2020 às 11:03

A União Europeia apresentou diretrizes para que seus países-membros afrouxem gradualmente as restrições de viagens.

O turismo na UE, que perfaz cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da região, foi seriamente atingido pela pandemia de coronavírus. Pedidos de relaxamento das restrições têm aumentado, em antecipação à temporada de férias de verão.

Na quarta-feira, o bloco europeu divulgou as diretrizes que têm por objetivo retomar a livre movimentação na região. O pacote propõe que países-membros afrouxem as restrições de viagens em fases a partir de regiões com casos de infecção sob controle e pede que eles reabram suas fronteiras após realizar debates suficientes com seus vizinhos.

Segundo a União Europeia, os países-membros devem adotar medidas abrangentes para evitar casos de infecção, antes de passar a afrouxar as restrições.

A Alemanha, por sua vez, anunciou que visa reabrir suas fronteiras com a França, Suíça e Áustria a partir de meados de junho.

Por outro lado, a UE exorta seus países-membros a estender em princípio a proibição de aceitar visitantes de fora da região até 15 de junho.(NHK, emissora pública do Japão)