OMS alerta para o agravamento da situação alimentar na África

Publicado em 14.05.2020 às 12:25

A diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, Matshidiso Moeti, alertou hoje para o agravamento que a Covid-19 está a provocar na situação alimentar no continente africano, onde mais de 200 milhões de pessoas estão subnutridas.

Durante uma conferência de imprensa online, em que participaram peritos da OMS, do Ruanda e do Programa Alimentar Mundial (PAM), sobre a Covid-19 em África, Matshidiso Moeti considerou a situação alimentar no continente “uma questão urgente”.

“A pandemia de Covid-19 está a agravar a situação”, disse.

Igualmente presente na conferência online, o diretor regional do Programa Alimentar Mundial (PAM) para a África Ocidental e Central, Chris Nikoi, afirmou que, se nada for feito, muitos milhares de pessoas poderão ficar sem capacidade de se alimentar por causa do impacto da Covid-19.

A produção alimentar será “seriamente afetada” se muitas pessoas forem infetadas pela doença, advertiu.

Para Chris Nikoi, “é preciso encontrar um balanço entre as pessoas circularem e não difundirem nem apanharem o vírus”.

Matshidiso Moeti reiterou a necessidade de medidas que evitem a propagação da doença: “Uma das principais medidas para prevenir a Covid-19 é evitar as reuniões em massa. O princípio é manter uma distância sempre que possível e incentivar a utilização de barreiras como as máscaras”.

A especialista reconheceu que “o impacto e propagação da Covid-19 não é o mesmo em todas as zonas dos países” e adiantou que a OMS está a trabalhar com alguns países e a pedir-lhes que “analisem os dados e levantem as restrições em áreas onde o risco é mínimo”.

Ao mesmo tempo, alertou para a necessidade de os serviços prosseguirem o tratamento de doenças crónicas, como a obesidade ou a diabetes.(RTP, emissora pública de Portugal)