• Coronavírus pode ser transmitido entre gatos

    Publicado em 15.05.2020 às 09:53

    Uma equipe de pesquisadores no Japão e nos Estados Unidos está advertindo sobre a possibilidade do novo coronavírus se espalhar entre gatos domésticos. A equipe pede para pessoas com gatos tomarem cuidado.

    Kawaoka Yoshihiro, professor do Instituto de Ciências Médicas da Universidade de Tóquio e outros pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, infectaram três gatos com o coronavírus e os deixaram com gatos que não tinham o vírus.

    Segundo a equipe, os gatos infectados não apresentaram sintomas, mas o vírus foi detectado em coletas nasais feitas em todos os felinos. Dois dos três gatos continuaram apresentando resultados positivos de testes durante seis dias.

    Segundo o grupo, os três gatos que não estavam infectados foram colocados juntos com os três infectados, e entre três e seis dias depois, tiveram resultados positivos, o que indica a propagação do vírus.

    Segundo a equipe, os resultados sugerem que o coronavírus pode se multiplicar rapidamente no sistema respiratório e se espalhar facilmente entre gatos.

    Contudo, os pesquisadores disseram que não há evidência da transmissão do vírus de gatos para seres humanos, e é mais provável que os humanos estejam contaminando seus animais de estimação. Eles acrescentam ser importante investigar melhor as transmissões entre humanos e gatos e vice e versa.

    A equipe disse ainda que os gatos infectados podem não apresentar nenhum sintoma e espalhar o vírus sem que seus donos saibam, e por isso recomendam que os donos de gatos mantenham seus animais em casa. (NHK, emissora pública do Japão)