MP-GO articula mudança em evento de blocos de carnaval de Goiânia
Ministério Público de Goiás, por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Goiânia, reuniu-se na tarde desta terça-feira (4/2) com representantes do poder público municipal, Polícias Militar e Civil, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e organizadores do evento Carnaval dos Amigos, para deliberações referentes à festa. Neste ano, os blocos sairão no dia 15 de fevereiro, com expectativa de público de cerca de 100 mil pessoas.
Segundo esclareceu a promotora Alice Freire no encontro, notícia de fato encaminhada à 7ª Promotoria cita diversos transtornos causados pelo evento em 2019. No relato, foram apontados, especialmente, a ocorrência de poluição sonora e ambiental e de perturbação do sossego. Assim, a reunião buscou viabilizar a realização do carnaval de rua, manifestação artístico-cultural que se popularizou ao longo dos últimos anos, mas, ao mesmo tempo, resguardar aspectos também relacionados à atuação do MP-GO, como a segurança pública e a preservação do meio ambiente.
“É preciso ter em mente que o evento tomou proporções novas, o que traz uma complexidade em sua organização. De nossa parte, buscamos garantir o equilíbrio entre os aspectos cultural, popular e, também, de segurança e preservação ambiental”, ponderou a promotora.
Diante da impossibilidade de realização do encerramento do evento em área próxima ao Parque Vaca Brava, como ocorria até agora, buscou-se, consensualmente, a definição de um outro local, que abrigasse de forma segura e com menos impacto a concentração de pessoas esperadas. Conforme esclarecido pela promotora, o Vaca Brava é uma unidade de conservação que tem um plano de manejo próprio, além de existir decisão judicial que impede a realização de grandes eventos em sua área. Por fim, foi ponderado que próximo ao parque também está localizada um hospital, com maternidade e UTIs.
Deliberações
Após ouvir cada uma das entidades participantes, ficou deliberado que a concentração final dos blocos acontecerá na Avenida 85, que será fechada na altura da Avenida T-11 até a Avenida T-63. Segundo ponderou o comandante do policiamento da capital, coronel Edson Ferreira Moura, trata-se da alternativa mais viável do ponto de vista da segurança pública. Apesar de ponderar sobre os impactos no trânsito, o titular da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Fernando Santana, concordou que é possível à pasta organizar o tráfego durante o evento.
Igualmente aprovaram a escolha do local os representantes das Agências Municipais do Meio Ambiente (Amma) e de Turismo, Eventos e Lazer de Goiânia (Agetul), Procuradoria-Geral do Município, Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação, Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), assim como os organizadores do evento. Estes esclareceram ainda que, neste ano, não haverá um show de encerramento, somente a concentração final dos blocos.
Cadastro dos blocos
O presidente da Agetul, Urias Garcia de Oliveira Júnior, destacou que, apesar da proximidade do evento, a agência receberá até o meio-dia desta sexta-feira (7/2) os pedidos de autorização dos blocos, conforme previsto em portaria do órgão ( clique aqui ).
Ao final, a promotora agradeceu o empenho de todos para a definição das adequações e adiantou que vai aguardar os planos de segurança, assim como os relatórios dos demais órgãos relativos à organização do evento, para avaliação. (Texto: Cristina Rosa – Fotos: João Sérgio/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)