• Desemprego disparou 69% em abril no Reino Unido

    Publicado em 19.05.2020 às 11:22

    O número de pedidos de subsídio de desemprego no Reino Unido disparou 69% em abril relativamente ao mês anterior para perto de 2,1 milhões, resultado do impacto da pandemia Covid-19 no mercado de trabalho, foi hoje anunciado. 

    O instituto de estatísticas britânico ONS registou 856.000 novas candidaturas só num mês, totalizando 2,1 milhões em abril, o valor mais alto desde 1996.

    Um dos analistas do ONS, Jonathan Athow, disse que os números cobriram apenas as primeiras semanas do confinamento, decretado em 23 de março pelo Governo, e que resultou na interrupção da atividade de numerosas empresas.

    Athow acrescentou que o sistema de lay-off criado pelo Governo manteve muitas pessoas empregadas, mas “as horas de trabalho caíram acentuadamente no final de março, especialmente em setores como o da hotelaria e restauração e o da construção”.

    Estes números são provisórios e ainda não afetaram a taxa de desemprego do primeiro trimestre do ano, que ficou quase inalterada, em 3,9%.(RTP, emissora pública de Portugal)