Portaria suspende atividade pesqueira na região de Aruanã

Publicado em 5.02.2020 às 20:59

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), emitiu uma portaria, na tarde desta quarta-feira, dia 5, que suspende qualquer tipo de atividade pesqueira na região do Rio Vermelho, em Aruanã.

O texto proíbe a pesca, por tempo indeterminado, na Ottobacia Nível 5 da Região Hidrográfica Foz do Rio Vermelho/Ribeirão Água Limpa. Os cursos d’água afetados pela proibição são: Córrego Boa Sorte, Córrego Esperança, Córrego Nove de Julho, Córrego Água Fria e no trecho do Rio Vermelho entre a foz do Córrego Boa Sorte e a do Rio Araguaia.

Segundo a secretária Andréa Vulcanis, a medida visa o bem-estar da população e também garantir que os peixes que conseguiram sobreviver ao incidente, que ainda está sob investigação, possam ser preservados para futura reprodução.

“Ainda não sabemos o que causou a morte dos peixes, o que nos obriga a suspender a pesca para garantir que a população não faça consumo sem que qualquer tipo de contaminação seja eliminado pelas análises laboratoriais”, afirma a secretária.

“Por não sabermos a causas da mortandade e também para resguardar os animais que não foram afetados, como medida de precaução, foi necessária essa suspensão total da pesca, inclusive a esportiva de pesque e solte até que as causas sejam identificadas”, explica Andréa Vulcanis.

A única modalidade permitida pela portaria é a de caráter científico, para coletas de peixes para fins de estudos e monitoramento, mesmo assim apenas previamente autorizados pela Semad. Quem for flagrado pescando nos locais especificados pela portaria responderá por crimes ambientais, de acordo com a legislação.

Coletas

Desde a última segunda-feira, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com apoio do Corpo de Bombeiros, Policiamento Militar Ambiental, Polícia Civil e equipes da Saneago fazem coletas de água com o propósito de localizar o foco e a origem do problema.

A Saneago descartou, na última terça-feira, dia 4, a contaminação do Rio Vermelho por agrotóxicos e pesticidas nos pontos onde ocorreram mortandades de peixes. Outros exames laboratoriais estão sendo feitos pela Semad em amostras líquidas e dos peixes, cuja coleta acontece rio acima.

Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o que há de concreto é a baixa oxigenação da água, que foi a causa da morte dos peixes. “Nosso trabalho, neste momento, é identificar a causa dessa redução nos níveis de oxigênio ao longo do rio”, explica.