China critica carta de Donald Trump à OMS
A China emitiu uma resposta quanto à carta do presidente americano Donald Trump ao chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS). No documento, Trump exige que o órgão internacional da saúde demonstre sua independência da China.
Na terça-feira, o porta-voz da chancelaria chinesa, Zhao Lijian, acusou os Estados Unidos de tentar manchar a reputação da China e passar a ela a responsabilidade de Washington pela “má condução” da crise do coronavírus.
Em sua carta, Trump também ameaçou suspender permanentemente o envio de verbas à OMS caso o órgão não se comprometa a realizar melhorias substanciais nos próximos 30 dias.
O porta-voz criticou a resposta americana como “unilateral”, enfatizando que o pagamento de verbas é uma das obrigações assumidas pelos estados-membros da OMS e que ele não deve ser usado como moeda de troca em negociações.(NHK, emissora pública do Japão)