Dia ‘D’ da vacinação contra a gripe é neste sábado

Publicado em 23.05.2020 às 09:10

Devido à baixa procura pela vacina da gripe em Goiás, com cobertura vacinal abaixo de 71%, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde (SES-GO) e em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), realiza neste sábado, 23, o Dia “D” de imunização contra a influenza em todo o Estado.

A meta da campanha, que vai até o próximo dia 5 de junho, é vacinar pelo menos 90% das pessoas dos grupos elegíveis. Conforme sugestão da SES-GO, os municípios foram orientados a realizar a vacinação no Dia “D” no sistema drive-thru. “A medida permitirá conforto e mais segurança às pessoas que procurarem a vacina”, explica a gerente de Imunização da SES-GO, Joice Dorneles.

“Precisamos nos adequar à realidade que estamos vivendo e oferecer a vacinação no sistema drive-thru, que proporcionará mais comodidade à população e profissionais de saúde e menor risco de aglomerações e filas nos postos de vacinação”, alerta a gerente.

Ela ressalta ainda a importância de dedicar as salas de vacina para a imunização de crianças. “Sabemos que vacinar as crianças dentro dos carros é mais difícil e, por isso, sugerimos a estratégia do uso das salas apenas para o público infantil”, pontua.

Joice Dorneles ressalta que, mesmo durante a pandemia, é fundamental que os grupos prioritários busquem a vacina sem aglomerações. A dose é importante para imunizar contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B, que podem levar à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “Percebemos uma baixa procura pela vacina e só conseguimos atingir a meta entre idosos, indígenas e trabalhadores da saúde”, aponta.

Grupos de Risco

Durante a campanha de vacinação contra a gripe, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as doses das vacinas para crianças a partir de 6 meses a 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas, indígenas, pessoas com idade superior a 55 anos e idosos, pessoas com deficiência, professores, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e portuários e pessoas com doenças crônicas.

A gerente esclareceu que a maioria das cidades deve aderir ao sistema de vacinação sugerido pela SES-GO no dia “D” de mobilização. A população pode consultar a Secretaria de Saúde da cidade onde será instalado o drive-thru, o horário de funcionamento durante o sábado e quais salas de vacina e postos estarão abertos durante o dia.

Baixa procura

Até a tarde desta sexta-feira, dia 22, os dados preliminares obtidos no Sistema de Imunização do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde, mostravam que apenas 27,16% das crianças maiores de 6 meses a 5 anos tinham sido imunizadas contra a influenza no Estado. No grupo das gestantes e puérperas, respectivamente 54,43% e 49,18% tinham procurado a vacina. Já entre os adultos aptos a receber a vacina, menos de 26% foram vacinados.