• Setor produtivo negocia retomada do comércio e indústria em 1º de junho

    Publicado em 25.05.2020 às 18:08

    O presidente executivo da Associação Pró-desenvolvimento Industrial (Adial), Edwal Portilho (Tchequinho), afirmou à rádio Sagres 730 nesta segunda-feira (25), que as negociações para retomada das atividades econômicas continuam. Ele disse que há mobilização para que no dia 1º de junho aconteça a reabertura de comércios e shoppings. “O governo está sensível a isso, sempre preocupado com a preservação de vidas, mas que o retorno seja feito da maneira mais preventiva e correta para o enfrentamento da disseminação do novo coronavírus”, disse. 

    As medidas de isolamento social estão em vigor há mais de 70 dias desde o primeiro decreto, em 13 de março, para evitar a disseminação da covid-19. O governador Ronaldo Caiado havia anunciado novo decreto de restrições de atividades econômicas para aumentar o isolamento social e conter o avanço da covid-19, porém decidiu adiar a publicação para construir uma “sintonia com a maioria do Estado e com as entidades” representativas da sociedade. Para Tchequinho, a indefinição da pandemia em todo mundo, gera uma incerteza e receio das autoridades para tomar decisões. 

    “Fica um cenário complicado mas há que se fazer uma abertura gradual, com responsabilidade compartilhada entre governador, prefeitos, empresários e a população, que precisa mudar seu estilo de vida para um novo modal com medidas preventivas cotidianas”.