Aliança Renault, Nissan e Mitsubishi anuncia plano para poupar até 40%

Publicado em 27.05.2020 às 11:59

A aliança entre Renault, Nissan e Mitsubishi anunciou hoje um plano de convergência que permitirá economias de até 40% em investimentos e que inclui a decisão de que o grupo francês assuma a Europa como uma das “regiões de referência”.

O programa foi apresentado numa vídeo-conferência de imprensa conjunta a partir de Paris e Tóquio, liderada pelo presidente da Renault e da aliança, Jean-Dominique Senard.

O objetivo deste plano de médio prazo é procurar sinergias para superar a grave crise do setor devido à contração da procura de automóveis devido ao impacto da pandemia da Covid-19.

“Ainda temos muitos desafios pela frente, mas hoje estamos preparados”, disse Senard, que estava acompanhado na mesma mesa por outros diretores da Renault e remotamente com representantes da Nissan e da Mitsubishi.

O programa procura partilhar as plataformas de produção e de pós-venda com um esquema de líder-seguidor em termos de modelos para melhorar a eficácia e a competitividade de produtos e tecnologia, princípios que prevalecerão sobre os volumes de produção.

Esta estrutura permitirá economias de até 40% em investimentos em modelos apoiados neste esquema de convergência e implicará que as três empresas terão livre acesso à tecnologia desenvolvida individualmente.

O programa estabelece que o mundo será dividido a partir das áreas de influência já existentes entre as três empresas, que se tornarão “regiões de referência” e que servirão para melhorar a competitividade. (RTP, emissora pública de Portugal)