“Temos de ser parceiros”, diz Divino Lemes sobre combate à covid-19

Publicado em 27.05.2020 às 13:17

O prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes, defendeu sintonia entre os integrantes da Região Metropolitana de Goiânia para combater o covonarívus com o menor número de vítimas possível. “Não queremos ficar inventando, até porque é perigoso, em se tratando de vidas e da saúde das pessoas. Temos de ser parceiros”, explicou. Em entrevista ao jornal A Redaçãonesta quarta-feira (27/5), ele disse que a cidade está alinhada às ações da capital na luta contra o “inimigo invisível”. 
O gestor municipal garantiu que a prefeitura respeita os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e também considera o decreto estadual. Conforme avaliou, seguir as recomendações não diminui a independência da cidade, e sim fortalece o combate ao coronavírus. “A gente tem tido resposta boa da comunidade, do comércio, das igrejas. Nossos números não são os piores.” O último boletim de Senador Canedo indica 66 casos confirmados, 10 em investigação, dois óbitos e 32 pacientes curados.  Lemes chamou a atenção para as estratégias que evitam aglomeração de pessoas. Pensando nisso, a prefeitura de Senador Canedo criou condições para melhorar o distanciamento social nas ruas onde há agências da Caixa Econômica Federal, outros bancos e loterias. Segundo ele, uma comissão municipal monitora os pontos de maior circulação de pessoas e determina como agir.   Uma das medidas de prevenção que o município adotou há cerca de um mês foi a sanitização dos espaços públicos. Além das proximidades de agências bancárias, entram na lista unidades de saúde e maternidades. Desde terça-feira (26), o serviço foi reforçado. “Temos um caminhão para pulverização nas áreas externas dos locais mais movimentados. Agora também criamos uma equipe de pulverização interna”, explicou o prefeito. A limpeza é feita por servidores municipais treinados com protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apoio do Corpo de Bombeiros. 
Transparência e comunicaçãoNa entrevista ao AR, Lemes demonstrou preocupação com a forma como as informações chegam às pessoas. Por isso, disse que Senador Canedo tem intensificado a atuação nas redes sociais para dialogar, tirar dúvidas e combater fake news. “Estamos usando todos os meios de divulgação. Queremos chamar a atenção para a necessidade de o cidadão cuidar de si e, assim, proteger sua família e amigos”, observou.  O site da prefeitura também passou por reformulação. Ao acessar o link, o cidadão logo percebe um banner com informações sobre a pandemia. No Portal da Transparência é possível verificar todas as despesas executadas pelo município durante o combate à covid-19. “Estamos trabalhando com uma perspectiva de abertura geral à comunidade e aos órgãos de controle”, garantiu. ObrasMesmo diante do esforço concentrado no combate da pandemia, o prefeito de Senador Canedo informou que as obras essenciais continuam em andamento. Citou, como exemplo, o recapeamento de quatro regiões da cidade; a ordem de serviço para construção de cinco escolas; a conclusão de três creches; ações de melhoria na área de água tratada e esgoto; e a construção do Hospital Municipal do Parque Alvorada. “Estamos em um momento especial de conclusão de obras”, resumiu. EleiçõesSobre o ano eleitoral, Lemes acredita que o calendário deve sofrer mudanças por causa da pandemia. “Tudo indica que vai alterar alguns prazos e, ao invés de outubro, a eleição deve acontecer em dezembro”, projetou. “Democracia sem eleição acaba se transformando em ditadura. Por isso, espero realmente que tenha eleição.”  No cenário de Senador Canedo, o prefeito disse que tem buscado concluir o planejamento do atual mandato, o que deve resultar numa boa avaliação de sua gestão. Depois, entra a ideia de concorrer à reeleição, cujo plano de governo deve ser construído em cima do desejo da população. “O eleitor é quem vai falar o que ele quer”, finalizou.  (Mônica Parreira, site A Redação)