Rio Verde será capital do estado durante a Tecnoshow

Publicado em 6.02.2020 às 22:05

Representante da região Sudoeste no Parlamento goiano, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), definiu, durante reunião no Palácio das Esmeraldas nesta quinta-feira, 6, com secretários estaduais, membros da Comigo e o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, os últimos detalhes para a transferência simbólica da capital do Estado para o município, durante a abertura da 19ª edição da Tecnoshow. Como já é lei desde o ano passado, a cidade será sede dos três Poderes anualmente no período do evento.

Durante o encontro, também foram anunciadas outras novidades para a realização da exposição, que já é considerada a maior feira de tecnologia rural do Brasil em termos de comercialização. Uma das inovações é a implantação do Pavilhão Internacional, espaço voltado para negócios e palestras com representantes da área do agronegócio de diversos países. Nesse ano, a Tecnoshow vai acontecer entre os dias 30 de março e 3 de abril. Somente em 2019, foram movimentados mais de R$ 3, 4 bilhões em volume de negócios, representando um aumento de 36% em relação à 2018.

De acordo com o chefe do Poder Legislativo, a novidade visa apresentar as potencialidades da região Sudoeste para o mundo todo, além de fomentar a realização de negócios e acordos internacionais com lideranças do segmento rural de diversas localidades. “A criação do pavilhão internacional é mais uma grande oportunidade de apresentarmos as potêncialidades do agronegócio goiano, em especial, da região Sudoeste do Estado para o mundo todo. Será um local voltado para a comercialização de produtos, debates, palestras e encontros com representantes de diversos países”, destacou o presidente Lissauer.

Assim como na edição anterior, a programação da 19ª edição da Tecnoshow também contará com sessão solene da Alego e outros eventos oficiais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que ficarão instalados em Rio Verde durante a realização da feira. De autoria do deputado Lissauer Vieira, a lei que torna o município sede da capital do Estado foi sancionada em 2019 e demonstra a importância da agricultura goiana para o desenvolvimento de Goiás. 

“Sabemos do valor do agronegócio goiano e de sua grande contribuição para a economia de Goiás. Transformar Rio Verde na capital do Estado durante a Tecnoshow é uma forma de valorizar ainda mais o nosso setor produtivo, a região Sudoeste e todos aqueles que auxiliam dia e noite para o desenvolvimento de todo o nosso Estado”, salientou o presidente Lissauer.

Tecnoshow

A Tecnoshow é organizada anualmente pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo). A diversidade é uma das marcas registradas do evento. Máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, educação ambiental e dinâmicas de máquinas são alguns dos atrativos.

A feira é realizada no Centro Tecnológico Comigo (CTC), localizado no Anel Viário Paulo Campos, km 7, em Rio Verde, Goiás. Atualmente, a área conta com mais de 130 hectares destinados aos experimentos agropecuários. Em sua última edição, no ano passado, a Tecnoshow contou com 580 expositores, recebeu mais de 118 mil visitantes e gerou mais de 8 mil empregos diretos e indiretos.